Foto: João Barreto
Obras incluem redes de águas pluviais e de esgoto e pavimentação
Localizado em área próxima ao Parque de Exposições e ao Centro de Convenções, no bairro São José do Barreto, o Barramares recebe obras de infraestrutura da prefeitura. As intervenções começaram há cerca de um mês e têm prazo de conclusão em março de 2014. A localidade recebe redes de águas pluviais e de esgoto e terá suas ruas pavimentadas, com coordenação da secretaria de Obras.
As intervenções de implantação da rede de águas pluviais começaram no limite entre o Barramares e o Barreto, na Rua Raul Seixas. Ali estão sendo implantadas manilhas de um metro por 80 centímetros de diâmetro e até esta segunda-feira (14), cerca de 500 metros dessa rua já receberam as manilhas.
Outra frente de obra no bairro acontece na esquina entre as ruas Gonzaguinha e Tim Maia, com a implantação de manilhas também de um metro por 80 centímetros. Além disso, manilhas para o escoamento do esgoto são instaladas.
Segundo a secretaria de Obras, todo o bairro receberá as redes de esgotamento sanitário, começando inicialmente pelas ruas principais e depois pelas travessas. Depois disso, todas as ruas serão pavimentadas, completando a infraestrutura do Barramares.
Em relação às áreas de lazer, praças, parques infantis e quadras esportivas, o bairro será contemplado com o término das obras de infraestrutura. Os projetos para essas áreas já estão concluídos.
O Loteamento Barramares faz parte do Setor Administrativo seis e surgiu há 13 anos - o bairro conta com residências de alto padrão já construídas e muitas em construção. Hoje, o bairro possui cerca de dois mil moradores.
Com as obras, a prefeitura tem como objetivo suprir uma carência do Barramares: a falta de saneamento básico. As melhorias no Barramares estão incluídas na meta da prefeitura de sanar em 100% o problema de esgoto em todo o município nos próximos quatro anos e também a de trazer a infraestrutura para todas as localidades que ainda não contam com esse benefício.
Segundo informações da Mobilidade Urbana, para atender melhor à população em relação ao transporte público, a localidade recebeu recentemente um aumento de horários e linhas de ônibus. O local é atendido por ônibus que passam próximos, na Rodovia Amaral Peixoto ou na estrada que liga o Barramares ao Barreto. Com a implantação das novas linhas A73 Engenho da Praia X T. Central e T23 S Lagomar Shopping, o serviço vem sendo aprimorado.