logo

Prefeitura já concluiu 85% das obras de urbanismo no Lagomar

23/12/2014 16:43:00 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Juranir Badaró

A previsão é que as obras sejam concluídas em junho do ano que vem

Os cerca de 35 mil moradores do Lagomar, localidade situada na zona norte da cidade, continuam sendo beneficiados pela Prefeitura de Macaé com obras de infraestrutura urbana. As obras são do Projeto Lagomar, que está em sua terceira fase, com 85% das obras já concluídas. As ações, que vêm modificando a realidade do bairro, trazendo aos moradores melhoria da qualidade de vida, começaram em junho de 2013.

As obras estão sob a responsabilidade da Secretaria de Obras Públicas e Urbanismo, com previsão de conclusão para junho de 2015, mas de acordo com informações da secretaria, possivelmente estarão prontas antes as instalações das redes de drenagem, a pavimentação e a rede de água potável, ficando para serem concluídas até junho as calçadas nas travessas e becos.

Já foram urbanizadas 285 travessas e becos, atingindo mais de 90% destas vias, que receberam redes de esgoto e de drenagem de águas pluviais, pavimentação com paralelos, construção de calçadas e instalação de meios fios. Como a localidade conta com muitas destas vias, as ações desta fase vêm modificando e valorizando o bairro, que já tem a grande maioria das ruas pavimentadas, com redes de saneamento básico, contando também com escolas, unidades de saúde.

As obras acontecem em várias travessas, como as Travessas Francisco, quadra 48, e a Travessa Maria de Jesus, ambas começando na rua mais movimentada do bairro, a W5. Outras obras acontecem em todas as travessas que começam na Avenida Atlântica, na orla, como a Travessa 76.

As ações no Lagomar não param e envolvem homens e máquinas de segunda a sexta-feira, em busca do objetivo de concluir as melhorias nesta localidade, inclusive, conforme informações do engenheiro Janilson da Silva Lacerda, da Secretaria de Obras, com uso de equipamentos especiais, como uma retroescavadeira para ser usada em travessas e becos estreitos, onde máquinas maiores não entrariam.

A drenagem do bairro já está 80% concluída, com 20.200 de tubos já instalados e 914 ralos já prontos. Oitenta e cinco por cento da rede de esgoto já está pronta, com 27.100 de tubos de 200 mm já instalados e com 5.540 ligações de esgoto sanitário. Outras ações envolvem 91% da pavimentação, compreendendo 143.730 metros quadrados e 64% das calçadas, totalizando 92.000 metros quadrados.

A rede de esgoto compreende a instalação de tubos de PVC com diâmetro de 200mm, poços de visita e ligações prediais de esgoto sanitário, que serão direcionados para a ETE do Lagomar, que está passando por testes. Os dispositivos de drenagem de águas pluviais envolvem instalação de tubos de concreto com diâmetro de 400/600/800mm, poços de visita e caixas de ralo. O escoamento das águas pluviais é direcionado para o canal Macaé/Campos, de um lado e do outro para as lagoas Baixio da Grande Rã e dos Patos.

Em 2005, a prefeitura transformou o Lagomar em Zona Especial de Interesse Social, a ZEIS Lagomar, através do Decreto 180\2005. O bairro situado no extremo norte da cidade é separado do Engenho da Praia pela Rodovia Amaral Peixoto. Ocupa área de 3.239.000 metros quadrados, com ruas que totalizam 54 quilômetros. O limite do bairro pelo outro lado é o Oceano Atlântico. O Lagomar conta com extensa área do Parque Nacional de Restinga de Jurubatiba.


Fotos Relacionadas