logo

Prefeitura lança Anuário 2012

18/12/2012 15:53:00 - Jornalista: Carla Cardoso

Foto: Ana Chaffin

Uma solenidade marcou, nesta terça-feira (18), o lançamento do primeiro anuário estatístico da cidade de Macaé. O documento, que possui 538 páginas, foi publicado também em CD e estará disponível, a partir desta quarta-feira (19), no site oficial da prefeitura (www.macae.rj.gov.br) e servirá de objeto de estudo e pesquisa para todos os cidadãos. O anuário foi produzido em uma parceria entre a Câmara Permanente de Gestão (CPG) e o Programa Macaé Cidadão, da Prefeitura.

Segundo Amélia Guedes, coordenadora do Programa Macaé Cidadão, este tipo de documento é publicado em grandes cidades e trata-se de uma publicação imprescindível para o registro das ações do município.

- O anuário foi elaborado com sete temas: História e Memória; Território e Meio Ambiente; Sociedade; Desenvolvimento Social; Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo; Desenvolvimento Econômico e Gestão Municipal. Tivemos um primeiro levantamento de dados feito pelo CPG e prosseguimos com uma equipe que se dedicou ao máximo para deixar tudo pronto. É um trabalho feito por várias mãos de pessoas especiais. A partir de semana que vem, o documento impresso vai ser encaminhado oficialmente às secretarias da prefeitura e a órgãos do município — explica Amélia.

O coordenador do CPG, Jorge Brito, também participou da solenidade e lembrou quando a ideia da criação do anuário surgiu no setor.

- O assunto surgiu no ano de 2010 e realizamos as primeiras reuniões e, janeiro de 2011, onde forma definidas algumas metas e formas de trabalho. Na ocasião, Tania Garabini, integrante da equipe do CPG, ficou com a responsabilidade de trazer os dados no processo inicial, observa Brito, ressaltando que o documento vai servir de forte oficial para buscar dados históricos do município. “Trata-se de um documento que deve ser leitura obrigatória para gestores e também munícipes”, acrescenta.

O atual secretário de Ambiente de Macaé, Romulo Campos, atuava como coordenador do CPG no início do processo de produção do anuário. Representando o prefeito Riverton Mussi na solenidade Romulo, ressaltou que o projeto surgiu junto com a criação do CPG.

- Nesta época, começamos a estruturar um modelo de CPG, adequado à realidade da região, para se adequar à nossa estrutura calcada e influenciada no crivo político. O prefeito Riverton perceber e deu a pancada inicial para quebrar paradigmas. Deu autonomia para vermos materializada esta ferramenta de trabalho. É preciso conhecer para monitorar, e esse anuário é importante para isso, informa Romulo.

Historiadora, integrante da equipe do Macaé Cidadão, Sheila Abreu esteve à frente da confecção do documento. “Há um ano assumimos esse desafio que exige muito estudo, muita leitura. Essa história carece de documentos para ser contada. Não é só ter o dado. É ter os dados e perceber a coerência, realidade, correlação com os dados. É preciso buscar e analisar a informação e ter uma visão integrada ao trabalho”, observa Sheila, ressaltando que o trabalho ainda traz algumas lacunas.

- Trata-se de um documento que não é uma coletânea de informações, tem um método científico para ser elaborado. É um trabalho para a população de Macaé. O olhar nós tivemos e o ver, todos os cidadãos terão. O anuário traz duas dimensões: técnica e política. Ele representa o conhecimento da realidade por meio da estatística, explica.

O anuário é um trabalho que vai ser atualizado. Qualquer sugestão ou correção de algum dado pode ser enviada por meio de ofício para o CPG. Qualquer instituição que tiver interesse em obter uma publicação impressa também deve enviar ofício para o setor, que fica na sede da prefeitura.


Fotos Relacionadas