A Prefeitura de Macaé lança na próxima segunda-feira (28), às 11h, no auditório do Paço, a Campanha Municipal de Combate a Dengue 2013. Durante o lançamento, serão apresentadas as medidas adotadas pela administração municipal para tentar evitar uma epidemia na cidade.
A campanha vai envolver várias secretarias que irão trabalhar em duas linhas principais de atuação, preventiva e de enfrentamento para o caso de um eventual surto de dengue no município.
O trabalho de prevenção irá se concentrar nas ações de orientação, visitas domiciliares, palestras, esquetes teatrais, limpeza e distribuição de material informativo. Os especialistas garantem que a atuação isolada do poder público não é capaz de conter o avanço da doença. É importante o engajamento e a conscientização de toda sociedade.
Já as ações de enfrentamento irão permitir que o município prepare o serviço de assistência com unidade de saúde e equipe de profissionais para atendimento no caso de aumento no número de casos de doença na cidade.
Quanto ao serviço de pulverização com carro (UBV) os especialistas afirmam que deve ser feito somente em casos críticos, pois o uso indiscriminado de inseticida não elimina somente o mosquito, afetando também a microfauna da região, insetos, pequenos roedores e pássaros, alterando o equilíbrio ecológico.
Outra providência da prefeitura é alinhar as ações dos agentes de endemias e comunitários de saúde da Estratégia de Saúde da Família.
Dengue – A dengue é uma doença infecciosa viral provocada por um vírus transmitido através do mosquito Aedes Aegypti, que pica o indivíduo doente e posteriormente pica outra pessoa saudável que ficará infectando, por isso a importância do combate ao mosquito.
Outro ponto de destaque é que Macaé tem características epidemiológicas especificas, por ser uma cidade onde transitam pessoas de vários lugares do país e a possibilidade de uma pessoa com o vírus é muito grande. Daí o esforço do governo municipal em reforçar as ações preventivas de combate ao mosquito.
As secretarias de Saúde, Mobilidade, Limpeza Pública e Manutenção, Ambiente, Educação e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) irão participar ativamente da campanha. O combate a dengue é diário e responsabilidade de todos. Por isso, a prefeitura conta com o apoio de toda estrutura administrativa municipal e da população.