logo

Prefeitura lança campanha de doação de sangue na Praça Veríssimo de Melo

01/02/2013 16:56:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Ana Chaffin

Saúde, Cultura e Esporte, estiveram unidos no lançamento da campanha de doação de sangue nesta sexta-feira (1º), na Praça Veríssimo de Melo. A iniciativa surgiu por meio de uma parceria entre a prefeitura e Associação de Capoeira de Macaé. O objetivo foi sensibilizar os capoeristas, bem como as pessoas que passavam pelo local por meio de folhetos explicativos, sobre a importância de doar sangue, não só durante o Carnaval, mas sim, o ano todo.

O evento contou com a participação dos grupos Macaé de Capoeira, Art Afro e Mundo da Capoeira. De acordo com informações do Hemocentro de Macaé, as doações de sangue oriundas da campanha terão início nesta segunda-feira (4), onde está programada a doação de cinco pessoas que fazem parte da associação.

Para o professor de educação física, André Conceição Carvalho, que trabalha com capoeira na Associação Macaense de Deficientes Auditivos (Amada), Associação dos Pais e Amigos de Excepcionais (Apae), e nas escolas Criarte e Francisco Portela, conta que já teve a oportunidade de doar sangue por três vezes. “Hoje a gente pode não precisar, mas, sangue é vida eu até fiz uma música com esse tema: “Doando sangue posso ajudar, alô a vida, você pode salvar. Não precisa de sangue agora, mas, amanhã, posso precisar. Pode ser amigo meu ou o filho para salvar”, ressaltou.



O lançamento contou também com o cantor macaense Glauco Zulo, que destacou a importância dessa interação entre arte, cultura e esporte. “É uma honra participar da associação Macaé de Capoeira. É muito bom ver esta arte fortalecida e quero aproveitar a oportunidade para chamar a atenção para campanha “Amigos da Vez”, que está conscientizando sobre os riscos de misturar bebida com direção”, contou.



Quem pode doar sangue - Para doar sangue é necessário que a pessoa esteja em boas condições de saúde; apresente documento com foto emitido por órgão oficial e que seja válido em todo território nacional; pesar acima de 50 quilos e ter idade entre 16 e 60 anos de idade. No caso dos menores, é necessário que tenha o consentimento do responsável para cada doação de sangue.


Recomendações - O doador nunca deverá realizar o procedimento sem antes ter se alimentado adequadamente; ter repousado no mínimo de seis horas; não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas antes da doação; evitar fumar por pelo menos duas horas antes e evitar consumir alimentos gordurosos.


Pessoas que não podem doar sangue - Quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade; mulheres grávidas ou que estejam amamentando; pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como AIDS, hepatite, sífilis e Doença de Chagas; usuário de drogas e pessoas que tiveram relacionamento sexual com vários parceiros nos últimos 12 meses.


Orientações após a doação - Após a doação de sangue, a pessoa deverá seguir algumas orientações importantes, como beber bastante líquido nas primeiras seis horas e alimentar-se normalmente; não fumar nas duas primeiras horas e não praticar esportes radicais ou atividades de risco.


Serviço - O Hemocentro de Macaé funciona na rua Dr. Bueno, nº 40, anexo ao Hospital São João Batista, no bairro Imbetiba. A coleta funciona de segunda a sexta-feira das 7h30 às 12h30. No entanto, o atendimento para transfusão de sangue funciona 24 horas. Informações adicionais poderão ser obtidas pelo telefone: (22) 2772-5550.


Fotos Relacionadas