logo

Prefeitura lança Plano de Navegação

04/08/2010 22:05:07 - Jornalista: Grazielle De Marco

A Prefeitura de Macaé, através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, lançará o sistema Plano de Navegação, que tem como objetivo facilitar o acesso rápido à informação sobre os pescadores no mar, fornecer informações quantitativas sobre os serviços prestados pela estação de rádio e facilitar o acesso à informação sobre a localização do pescador no mar para prestação de socorro. A apresentação do software foi realizada nesta quarta-feira (4), às 10h, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia, Guto Garcia, o sistema faz parte do projeto de informatização da Prefeitura de Macaé. “Nosso objetivo é informatizar as atividades de todas as secretarias da Prefeitura de Macaé. E temos realizado esse trabalho através da criação de sistemas que facilitem e agilizem as atividades municipais”, afirmou.
O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cliton da Silva Santos, elogiou o sistema e comentou que, em breve, começarão a ser feitos os cadastros das embarcações. “Achei o sistema muito bom, e muito completo. A secretaria de Ciência e Tecnologia está de parabéns pelo trabalho. Nas próximas semanas iniciaremos o treinamento dos nossos colaboradores para iniciar o trabalho de criação do banco de dados”.

Já o subsecretário de Pesca, José Carlos Bento da Silva, comentou a importância desse sistema. “Nossos pescadores estão, hoje, aumentando o tamanho de suas embarcações e indo mais longe para buscar o pescado. Esse sistema vai ser importante para termos controle de quem está no mar, e podermos, também, avisar de possíveis tempestades, entre outros”, disse. Ele lembrou ainda que, além do sistema a subsecretaria também está ampliando o sinal de rádio para poder ter um alcance melhor.

Entre os benefícios do programa estão facilitar a realização de relatórios quantitativos dos serviços prestados, para melhor dimensionar os recursos desses serviços, acesso a informação sobre pescadores no mar e traçar um perfil da pesca com mais precisão. A estimativa é que sejam registradas mais de 400 embarcações, cerca de cinco mil planos de navegação ao ano que deverão atender a cerca de 15.000 solicitações de informação ao ano. Também esteve presente à apresentação o assessor da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Francisco M. Agostinho.