Foto: Ana Chaffin
Com o objetivo de conscientizar sobre a doença, a Prefeitura de Macaé está realizando, por meio do Centro de Referência ao Diabético (CRD), da Secretaria Municipal de Saúde, nesta quarta-feira (14), palestra para lembrar o Dia Mundial do Diabetes, no Paço Municipal. As atividades acontecem pela manhã e à tarde. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que 15 milhões de brasileiros possuem a doença.
Segundo informações do diretor administrativo do CRD, Júlio César Freitas, existe quatro mil pessoas cadastradas no centro. Elas foram encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Posto de Saúde da Família (PSF), Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, entre outras, que recebem atendimento de uma equipe multidisciplinar composta por cardiologista, endocrinologista, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, podólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, técnicos e auxiliares de enfermagem.
- O objetivo principal desse evento é sensibilizar as pessoas com relação à responsabilidade para que elas cuidem de sua saúde. Para controlar a doença é necessário que haja uma mudança de atitude, pois se a doença não for controlada, poderá levar a sérias complicações. Nós queremos que as pessoas sejam multiplicadoras dessas informações, ressalta.
A nutricionista do Centro de Referência ao Diabético, Patrícia Beraldi, explica que a realização do evento segue diretrizes da Federação Internacional do Diabete e da Organização Mundial de Saúde.
- No vídeo apresentado no evento, a pessoa tem a oportunidade de se identificar, ou perceber que alguém bem próximo possui a doença. Ela saberá quais são os principais sintomas e como tratá-la, explica.
O diabetes tipo 1 é diagnosticado durante a infância e adolescência, já do tipo 2, que atinge 90% das pessoas, surge em função da obesidade ou fatores genéticos. Os principais sintomas são: sede, fraqueza, fome e urinar com frequência.
A doença pode causar outras consequências mais graves, como colesterol, hipertensão e quando o diabete está mais avançado, o paciente poderá apresentar a neuropatia – machucado no nervo. Essas dores acontecem principalmente nos pés e mãos e atingem cerca de 45% dos diabéticos.
Outro sintoma que atinge principalmente os homens é a falta de ereção. De acordo com a médica do Centro de Referência ao Diabético, Marcelle Grion, a doença pode ser controlada, principalmente quando o paciente cuida da alimentação, faz exercícios físicos com frequência e visita o médico regularmente. “Quanto mais cedo for diagnosticada a doença, mais fácil será o tratamento”, enfatiza.
Para a enfermeira do CRD Rossana Espinoza Pereira que convive com um diabético na família, os familiares são importantes no processo de tratamento do doente. “É essencial ter paciência, companheirismo e também colaborar com a sua dieta. Na hora de ir ao supermercado e escolher alimentos saudáveis”, conclui.
Quem está participando do evento ganha garrafinha d’ água e uma pulseira de cor azul, que chama a atenção para prevenção da doença.
Serviço
O CRD está localizado na Rua Benedito Lacerda, 103, no Centro da cidade, atrás do Mercado Municipal de Peixes, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O local é referência no tratamento do diabetes e tem como objetivo principal proporcionar melhor qualidade de vida aos pacientes.