logo

Prefeitura limpa e monitora ruas depois das fortes chuvas

27/11/2013 17:54:00 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Maurício Porão

O trabalho da da secretaria de Limpeza Pública e Manutenção acontece em vários pontos da cidade

A Prefeitura de Macaé realiza limpeza nas ruas e continua em alerta e monitorando os principais pontos de alagamento da cidade por conta das fortes chuvas que caíram no município desde a madrugada de terça-feira (26). O monitoramento é realizado por equipes da Defesa Civil, das secretarias de Obras e de Limpeza Pública e Manutenção.


O monitoramento atende a determinação do prefeito Dr.Aluízio, com o objetivo de realizar ações imediatas e de curto prazo para solucionar os transtornos causados pelas chuvas, já que as previsões indicam possibilidade de novas chuvas fortes na cidade e região nos próximos dias.

Homens e máquinas da secretaria de Limpeza Pública e Manutenção estão nas ruas em vários pontos, principalmente nos locais considerados críticos, retirando lama de ruas e calçadas, limpando bueiros, desobstruindo galerias de águas pluviais, e retirando lixo e entulhos dessas galerias para o escoamento mais rápido das águas de chuva. Assim acontece em ruas do Campo do Oeste, como as Ruas Argentina e Venezuela, e ao redor da praça dessa localidade, em ruas do Centro e em vários outros pontos da cidade e subdistritos.

Entre os locais atendidos pelas equipes da Limpeza Urbana estão a Piracema; a Escola Municipal Fazenda Santa Maria, no Horto; a região de Imboassica; e Parque de Tubos. Equipes também monitoram e realizam ações de limpeza na Linha Verde, Linha Azul e alguns pontos da RJ-106, onde ocorreram retenção de água, assim como nas Malvinas que apresentou pontos de alagamentos.

Segundo informa a secretaria de Limpeza Pública e Manutenção, há cerca de dois meses, também atendendo determinação do prefeito, a secretaria vem realizando ações da força tarefa, atuando na desobstrução das redes de águas pluviais, limpando galerias e bueiros, trocando manilhas antigas e com problemas, tudo isso visando evitar transtornos causados por chuvas mais fortes. De acordo com a secretaria, em locais onde essas ações foram realizadas notou-se uma melhora mesmo com o alto índice pluviométrico verificado na cidade durante as chuvas.

Um dos problemas detectados pela secretaria de Limpeza Pública e Manutenção é que havia material de construção deixado nas calçadas, como areia, areola, brita, restos de cimento. Com as enxurradas, esse material é carregado para os bueiros, caindo nas galerias, causando o entupimento e evitando escoamento das águas pluviais.

- O resultado dessa ação é sempre o mesmo, o entupimento das galerias e o alagamento do local, causando transtornos para os moradores. A população pode ajudar, evitando que isso aconteça -, destacou o secretario Célio Chapetta.

A Coordenadoria de Defesa Civil informa que até o momento não há registro de ocorrências. Solicitações para atendimento podem ser encaminhadas através do telefone 199.

Para evitar problemas no trânsito, a prefeitura orienta os condutores para que redobrem a atenção e reduzam a velocidade.











Fotos Relacionadas