Foto: João Barreto
Prioridade das ações é intensificar o trabalho de prevenção
Com trabalho voltado na mobilização, combate ao vetor e cuidado com o paciente, a Prefeitura de Macaé realizou nesta segunda-feira (21) a primeira reunião intersetorial de combate à dengue no município, onde foram discutidas as próximas ações e atualização de dados dos diversos setores e secretarias envolvidas. O objetivo do governo municipal é mobilizar ações preventivas contra esta doença.
Estimativas do Ministério da Saúde apontam para uma epidemia da dengue em alguns estados, com pico de surto entre os meses de abril e maio. Outra preocupação da prefeitura é a circulação de um novo tipo do vírus, o tipo 4, do qual as pessoas não tiveram contato e são passíveis de se infectar.
Neste sentido, a prioridade das ações é intensificar o trabalho de prevenção, principalmente por Macaé ser uma cidade aonde, diariamente, chegam pessoas de várias partes do país e, além do novo vírus tipo 4, os do tipo 1 e 2 também circulam no Brasil.
Ações - As próximas etapas foram traçadas em conjunto e ficou definido que entre os dias 28 de janeiro a 1º de fevereiro será realizado um mutirão no bairro Lagomar que irá se estender também no domingo (03) para atender as visitas pendentes e instalação de telas em caixas d´água sem tampa.
Os agentes de endemias irão fazer visitas domiciliares com orientação, eliminação de criadouros, tratamento com larvicida e levantamento de imóveis fechados e de índice de infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti.
Índices já foram levantados
A Prefeitura de Macaé realizou este mês o primeiro Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa) de 2013. De acordo com os dados obtidos no levantamento, o índice de infestação no município foi de 1,6 considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como de médio risco.
As condições climáticas como chuva e sol são favoráveis para proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue. E para combater a doença é preciso total empenho dos gestores, sociedade civil e principalmente da população.
Participaram da reunião representantes das secretarias de Saúde, Mobilidade Urbana, Ambiente, Educação, Limpeza e Comunicação.