logo

Prefeitura mostra filme ‘Abolição’ e conscientiza jovens sobre o legado do negro ao país

18/11/2014 10:27:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

O auditório do Paço Municipal da Prefeitura de Macaé esteve repleto de estudantes do 6º e do 7º ano, da Escola Municipal Maria Isabel (Centro), na tarde de segunda-feira (17). A Coordenadoria Extraordinária da Igualdade Racial (Cepir), da prefeitura, realizou exibição do filme “Abolição”, do acervo do cineasta Zózimo Bulbul. O evento foi seguido por debates e faz parte da programação do mês de novembro - na próxima quinta-feira (20) é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra.

Após a projeção, o assessor Dorniê Matias da Silva, e a coordenadora pedagógica Sandra Brandão, ambos da Cepir, falaram sobre o filme, que retrata os 100 anos de abolição. "Buscamos nos remeter às lutas e aos desafios que os negros enfrentam em nosso país, em nossa sociedade. Falamos das imagens da escravidão e questionamos os alunos a comparar as cenas do filme com as ilustrações de seus livros didáticos. Por que as imagens da obra cinematográfica eram mais fortes?", questionou Sandra Brandão.

Dorniê abordou a força e importância das mulheres negras depois da abolição, a luta de Zumbi dos Palmares e os estereótipos atribuídos até hoje.

Atividades culturais

No dia 26, das 9h às 15h, no Auditório do Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo), localizado na avenida Presidente Sodré, 466, Centro, cinco escolas municipais apresentarão trabalhos sobre a cultura afro-brasileira. Os alunos e alunas do 6º ao 9º ano mostrarão resultado de atividades desenvolvidas em 2014 sobre o tema.

Os estudantes são dos seguintes colégios; Paulo Freire, Generino Teotônio de Luna, Ivete Santana e Engenho da Praia, além da Escola Municipal Maria Isabel.

- Eles farão apresentações culturais diversas sobre a herança africana e afro-brasileira na construção da nossa sociedade. Dança, teatro, canto e poesia serão mostrados por esse público – , pontuou Sandra Brandão.

Outras atividades da programação de novembro

Ainda no dia 26, às 16h, haverá a cerimônia de posse do Conselho Municipal de Igualdade Racial, no Paço Municipal. O órgão, de caráter consultivo, é composto por oito membros da sociedade civil e oito do governo. O objetivo é sugerir ações a favor da Igualdade Racial, como cursos, palestras, debates temáticos, entre outras.

No dia 27, às 17h, uma Sessão Solene será promovida na Câmara Municipal de Macaé, na Rodovia do Petróleo 168, Km 3,5, Virgem Santa. Medalhas de Honra ao Mérito Carucango serão entregues a personalidades que, durante todo o ano, promoveram ações voltadas à promoção da Igualdade Racial.