Prefeitura oferece educação de qualidade na região serrana

04/03/2005 15:35:26 - Jornalista:

Para a prefeitura de Macaé, a educação sempre foi prioritária. O município busca oferecer educação de qualidade às suas crianças e jovens, não só na sede do município, mas também na região serrana. Como exemplo de uma escola bem cuidada, está o Colégio Estadual Municipalizado Raul Veiga. Situado em Glicério, 4º distrito de Macaé, o Colégio, fundado em 1947 como Grupo Escolar, atende hoje a 462 alunos residentes na localidade e em localidades vizinhas, com turmas que vão desde o Maternal ao Ensino Médio e Telecurso do Ensino Fundamental e Médio.

São 25 alunos do Maternal ao 3º período da Educação Infantil, distribuídos em quatro turmas. No Ensino Fundamental, de 1ª a 8ª séries, já estão matriculados e freqüentando 290 alunos, com nove turmas, tendo em média de 20 a 22 alunos por turma. A Educação Infantil e o primeiro segmento do Ensino Fundamental (1ª a 4ª séries) funcionam no 2º turno, de 13 às 17h.

Atendendo também a alunos do Ensino Médio

Embora o Ensino Médio não seja de responsabilidade do município, os alunos da região serrana de Macaé contam com escolas municipais ou municipalizadas que oferecem essa modalidade de ensino. No Raul Veiga funcionam turmas do Curso Normal - Formação de Professores - e de Formação Geral. O Curso de Formação de Professores e as turmas de 5ª a 8ª do Ensino Fundamental funcionam no 1º turno, de 7h40 às 12h50m. No Curso de Formação de Professores há duas turmas, 1º e 2º ano, com 52 alunos. O Curso de Formação Geral conta com 50 alunos matriculados em 2005 nas três séries.

No Raul Veiga funciona também o Curso de Complementação Pedagógica, conhecido como pós-médio e oferecido para quem concluiu a Formação Geral e deseja essa complementação para dar aulas de 1ª a 4ª séries.Segundo informações da diretora-adjunta do Raul Veiga, Rocio Gonzalez Garcia, só o Raul Veiga oferece essa modalidade no município. Hoje estão matriculados para a segunda fase do Complementação Pedagógica, que tem duração de 18 meses, 25 alunos, mas a procura pelo curso é grande.

Já há uma lista com 30 alunos, inclusive com alunos de Macaé, aguardando que seja formada nova turma, mas há falta de espaço físico para atender a essa demanda. A escola também oferece o Curso Normal (Formação de Professores) que é feito em quatro anos. Só o Raul Veiga oferece esse curso entre as escolas municipais, o que faz com que a procura por vagas seja grande.

Oportunidade para quem deseja concluir seus estudos

O Raul Veiga oferece também uma grande oportunidade para quem deseja concluir seus estudos, pois ali funcionam, à noite, turmas do Telecurso, atendendo ao Ensino Fundamental e Médio. O Fundamental, com 16 alunos matriculados, todos residentes na região serrana e que já concluíram algumas disciplinas da grade curricular – Língua Portuguesa, Geografia e História – e estão cursando as disciplinas de Ciências e Matemática. No Telecurso Ensino Médio há 20 alunos matriculados para o 2º módulo.

Vai funcionar no Colégio um pólo do Telecurso Ensino Médio, com 20 alunos residentes no Frade, Glicério e Trapiche, que não foram aprovados no 1º Módulo,visando dar nova oportunidade de conclusão do curso.Segundo informações da diretoria, o Raul Veiga conta com 25 professores, mas o quadro ainda não está completo para o atendimento ao Ensino Médio, aguardando a chegada de novos professores da rede municipal.

São 35 funcionários no apoio – administrativo, serventes, merendeiras, faxineiras, auxiliares de serviços gerais, porteiro. A diretora é a professora Jaqueline Marotti. Os diretores- adjuntos são Rozimar Hotz Faturine Pinheiro e Rocio Gonzalez Garcia e as secretárias Rocio, Roberta e Rosali. A escola conta com seis salas de aula, biblioteca, salas de vídeo e de leitura, um parque infantil, um laboratório todo montado e demais dependências. Um dos grandes anseios da comunidade escolar do Raul Veiga é a cobertura de sua quadra poliesportiva.