Prefeitura participa de encontro com fornecedores da Petrobras

28/11/2006 15:29:42 - Jornalista: Janira Braga

O secretário de Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Energia, Alexandre Gurgel, destacou, no encontro promovido pela Petrobras com seus fornecedores de bens e serviços instalados na região, as ações que o governo municipal realiza com foco integrado com a chamada governança empresarial e que contribuem para o setor offshore. O encontro foi realizado no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, o Macaé Centro, na segunda-feira (27).

A governança é formada pela Petrobras, IADC (International Association of Drilling Contractors), RedePetro, Grupo de Empresas Prestadoras de Serviços de Petróleo e Afins (Geps), Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Associação Comercial de Macaé (Acim) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

O gerente geral da Unidade de Negócios de Exploração e Produção da Bacia de Campos (UN-BC) da Petrobras, Carlos Eugênio da Resurreição, apresentou os resultados da unidade no ano de 2006. Já a coordenadora da Nova Política de Contratação da Petrobras na UN-BC, Eliete Rosado, discursou sobre os resultados dos seis Encontros de Negócios com Fornecedores Locais e as empresas de construção e montagem, realizados ao longo deste ano pela UN-BC, com apoio do Serviço de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae), a Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip) e a Rede Petro.

O secretário de Indústria e Comércio pontuou que no começo de 2006, a secretaria, através de seus convênios com Sebrae, Onip, Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP) e RedePetro, apoiou a Petrobras no projeto Encontro de Negócios entre as seis empresas que detêm os maiores contratos da estatal e as empresas da cidade e da região interessadas em prestar este serviço. “Durante este processo, notamos que mais de 80% das empresas têm CGC em Macaé e se inseriram com expectativa de mais de R$ 45 milhões em negócios neste mercado”, comentou.

Gurgel ressaltou que esta interlocução está cada vez mais estreita através da relação próxima do setor empresarial com a governança empresarial. “Temos encontros mensais nos quais pontuamos estratégias, delineamos ações que se desdobram em resultados efetivos como nos indicadores apresentados neste encontro”, disse.

A participação da prefeitura no Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo (Prominp), a realização e apoio de feiras, os cursos de qualificação promovidos, a implantação do projeto de Telemedicina foram ações destacadas pelo secretário.

O gerente geral da UN-BC disse que a prefeitura de Macaé tem trabalhado com a Petrobras de forma objetiva e eficaz e pontuou resultados atingidos pela Unidade de Negócios da Bacia de Campos em 2006, com informações sobre o mercado e as demandas do setor de exploração e produção na região.