Foto: Divulgação
O evento contou com a presença de vários representantes da Marinha do Brasil, autoridades locais, formandos e familiares e público em geral
Trinta e cinco novos homens do mar, qualificados em Moços de Convés e Moços de Máquinas. Este foi o número de formandos que receberam a carteira de permissão para navegar, durante a Cerimônia de Encerramento do Curso de Formação de Aquaviários, Turma 1/2011, na manhã desta sexta-feira (12), no Auditório Térreo da Petrobras/Imbetiba. O evento contou com a presença de vários representantes da Marinha do Brasil, autoridades locais, formandos e familiares e público em geral.
A entrega ocorreu durante a Cerimônia de Encerramento do Curso de Formação de Aquaviários, realizado no auditório da Petrobras na Imbetiba, e contou com a presença de representantes da Marinha do Brasil, autoridades locais, formandos, familiares e público em geral.
Foram chamados para compor a mesa diretora o Capitão-de-Fragata, Delegado Robson da Silva Galhardo, o delegado da Sociedade dos Amigos da Marinha (SOAMAR) de Macaé, Marcelino Souza, o Gerente de Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Petrobras, Alex Murteira Selem; e o Subsecretário de Trabalho e Renda de Macaé, Fernando Buechem, representando o Secretário de Trabalho e Renda, Marcos Crespo.
Durante pronunciamento, Galhardo enfatizou a importância da Prefeitura de Macaé, através da secretaria de Trabalho e Renda, no evento. “O envolvimento do poder público municipal nas próximas ações de qualificação para o setor marítimo e pesqueiro na cidade de Macaé é de fundamental importância”, frisou.
Fernando Buechem frisou que a forma responsável que a Marinha do Brasil trata os cidadãos, implementando gratuitamente esses cursos de capacitação, contribui para que esses cidadãos jovens e adultos possam ser inseridos no mercado de trabalho. "O Secretário Marcos Crespo se sente impulsionado com o sucesso obtido pelos oficiais e já está formatando uma parceria promissora com a Marinha, fazendo com que os trabalhadores em vulnerabilidade social possam ser agraciados com mais essa oportunidade de trabalho nas embarcações locais, navios de perfuração e de transporte de toda a área offshore. Com a chancela da Marinha esses certificados e carteiras são o passaporte definitivo para as oportunidades de trabalho nesse segmento em Macaé”, finaliza.
Um dos represantes da Marinha, Capitão Robson, explicou toda a sistemática que os alunos irão enfrentar após a conclusão. “Uma das tarefas da autoridade marítima é oferecer, através dos cursos do Ensino Profissional Marítimo, a oportunidade para que a parcela da população brasileira ingresse em um mercado de trabalho que vive um momento ímpar. O crescimento do setor é evidente e certamente levará o nosso país a uma posição de destaque no cenário mundial. Em breve seremos uma das cinco maiores economias mundiais”, explicou ressaltando a produção do petróleo; os transportes e a atividade pesqueira.
O poder marítimo fiscaliza o mar brasileiro contra pirataria, contrabando e exploração da fauna. O aquaviário Gustavo de Araújo fez o agradecimento em nome da turma. “Aqui é somente o começo. Chegou a hora de partirmos e encararmos a nova fase de nossa carreira profissional. Vivemos momentos intensos aqui, mas estamos levando conosco o maior ensinamento, o trabalho em equipe. Estivemos juntos durante o curso e continuaremos trabalhando em equipe para garantir que o setor impulsione com grande força o desenvolvimento nacional”, acredita.