logo

Prefeitura prepara cemitérios para visitação no Dia de Finados

01/11/2013 10:02:00 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Ana Chaffin

Pintura, varrição, capina e combate à dengue são realizados

Com a chegada do Dia de Finados, neste sábado, 2 de novembro, os cemitérios do município são preparados pela Prefeitura de Macaé, através da secretaria de Limpeza Pública e Manutenção, para receber centenas de pessoas em visita aos túmulos de seus entes queridos.

A cidade conta com seis cemitérios: três na Imbetiba, um no Barreto, um no Morro de Santana e um, o mais novo, o Memorial da Igualdade, na Virgem Santa, Rodovia 168, na saída de Macaé em direção à BR-101. Além desses, também recebem cuidados os cemitérios localizados nos distritos, em ações realizadas pela secretaria do Interior.

Entre os trabalhos realizados nos cemitérios estão varrição, capina, pintura, caiação e fiscalização contra dengue, realizada pelos agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que visitam os cemitérios, como é feito quinzenalmente para prevenção contra a dengue, para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

O objetivo é deixar os campos santos, que recebem sempre manutenção da prefeitura, preparados para a visitação que acontece anualmente no Dia de Finados, um momento em que as pessoas reverenciam seus familiares e amigos já falecidos. O horário de visitação é das 8 às 18 horas no Dia de Finados. São aguardados cinco mil visitantes, sendo que três mil só no Memorial da Igualdade.

Veja horário e local das missas:

- Cemitérios São João Batista, Rosário e Santíssimo. Local: Capela do São João Batista, às 10h.

- Cemitério São José do Barreto. Local: Capela Nova (anexa ao cemitério) às 9h.

- No Memorial da Igualdade, a missa acontecerá no próprio cemitério, em três horários: às 8h, 10h e 15h.

Cemitérios localizados na cidade de Macaé

No bairro de Imbetiba estão situados os cemitérios de São João Batista, o Cemitério do Santíssimo e o do Rosário, construídos no século XIX. O de São João Batista se localiza na Rua da Igualdade, ao lado da Delegacia. Os de Santíssimo e Rosário são localizados um ao lado do outro também na Rua da Igualdade.

Cemitério do Santíssimo

De acordo com o historiador macaense, Antônio Alvarez Parada, que construiu o Cemitério do Santíssimo, a Irmandade do Santíssimo Sacramento foi uma das mais importantes associações religiosas de Macaé na época. A Irmandade construiu a Capela que deu origem à Igreja de São João Batista de Macaé, na Praça Veríssimo de Mello. A construção da Capela teve início em 1851. O cemitério da Irmandade já existia no final dos anos 1800, localizado onde até hoje se encontra, na confluência da Rua da Igualdade com a Praia de Imbetiba.

Cemitério do Rosário

Situado ao lado do Cemitério do Santíssimo, o Cemitério do Rosário é o primeiro à esquerda de quem se dirige para a Imbetiba. Em 1862, a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, ainda carente de recursos, resolveu construir o seu cemitério, com o apoio de sua grande benfeitora, D. Francisca Rosa da Silva.

Segundo o historiador Antonio Alvarez Parada, nos meados de 1800, após uma epidemia de “cholera morbus” na cidade, a Câmara Municipal apoiou a construção de um Cemitério Público, ao final da Rua da Igualdade. O cemitério do Rosário foi inaugurado em 11 de dezembro de 1864, na festa de Nossa Senhora do Rosário.

Cemitério de Sant’Anna

Em meados dos anos 1800, o adro da Capela de Sant’Anna, no alto do morro de Sant’Anna, servia de cemitério, até que foi iniciada a construção do cemitério público na Imbetiba. Segundo Augusto de Carvalho, em 1845, “os devotos de Sant’Anna decidiram reedificar a capela do morro e o convento contíguo e criar uma Confraria”, que em 25 de março de 1852 tomou a providência de cercar e reorganizar o seu cemitério, o que causou problemas com a Câmara Municipal de Macaé, que era contra a criação desse cemitério. As divergências entre o Poder Legislativo da época e a Confraria continuaram até 1881, e após “briga” demorada, a Confraria foi vitoriosa, podendo manter o seu campo santo.

Cemitério do Barreto

Situado na localidade de São José do Barreto, no Setor Administrativo 6, nas proximidades do Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha.

Memorial Mirante da Igualdade

O Memorial Mirante da Igualdade foi construído para atender a demanda do município de Macaé, possibilitando a reorganização dos outros três cemitérios da cidade. O Memorial, coordenado pela Fundação de Ação Social, já recebeu ampliação do local e no quadro de funcionários. O cemitério oferece três modalidades de sepultamento: cemitério parque, cemitério tradicional e cemitério gaveta, fato que vem se tornando tradicional nos grandes centros. No local existem ainda capelas duplas e ecumênicas.

A data de homenagear os mortos no Brasil é também o dia em que a indústria e o comércio de velas e flores aproveitam para ter mais lucro porque é nessa época que aumenta a procura por esses produtos.

Procon alerta consumidores para evitar preços abusivos

O Procon de Macaé, como faz anualmente, orienta as pessoas que vão ao cemitério visitar o túmulo de seus entes queridos falecidos ou rezar por eles nas igrejas, no dia 2 de novembro, Dia de Finados, próximo sábado.

De acordo com o coordenador do Procon, Eraldo Viana Sant`Ana, o consumidor deve ficar mais atento aos tipos de flores que são comercializados em forma de arranjos, vasos, com ou sem embalagem, buquês ou por unidade, além de que existem as espécies nacionais e as internacionais. Ele também deu as dicas sobre as velas que apresentam diferenças nas embalagens e marcas. O importante, segundo o Procon, é procurar produtos de qualidade, mas ter cuidados com os preços abusivos.

Eraldo Sant’Ana orienta também quanto aos estabelecimentos, uma vez que, além das floriculturas existentes na cidade, inúmeros vendedores informais instalam bancas em pontos estratégicos, como praças e até em terrenos baldios, principalmente no entorno da área central, oferecendo variedades de flores e velas com preços diferenciados. As mais comercializadas nesta ocasião são palmas, crisântemos, rosas, cravos, antúrios e flores do campo, entre outras.


Fotos Relacionadas