Prefeitura prepara editais dos programas Nova Vida e Guarda Mirim

25/06/2022 18:13:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Bruno Campos / Arquivo Secom

Edital para Nova Vida e Guarda Mirim serão divulgados em breve

A Secretaria Municipal Adjunta de Recursos Humanos está preparando o edital para as inscrições do Processo Seletivo Simplificado, que será divulgado a partir desta semana. A abertura do processo seletivo considera que os programas sociais Nova Vida e Guarda Mirim visam oportunizar a jovens a integração nas atividades educacionais voltadas ao trabalho, conforme Lei Municipal n.º 2.606/2005. Poderão participar jovens, na faixa de 14 a 17 anos, residentes e domiciliados no município de Macaé, regularmente matriculados na rede pública de ensino. O candidato poderá se inscrever somente em um programa social.

Outra finalidade do processo seletivo é contribuir para a permanência dos jovens nos espaços escolares, como mecanismo de incentivo à elevação de sua escolaridade, oferecendo assim, as primeiras oportunidades de profissionalização e qualificação para o mercado de trabalho

Vale lembrar que a abertura do Processo Seletivo Simplificado, segue os termos da Lei Municipal n.º 2.606/2005, cujo objetivo é selecionar jovens para integrar o Programa Nova Vida ou Guarda Mirim em atendimento às demandas apresentadas, respectivamente, pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade e Secretaria Municipal de Ordem Pública.

Os candidatos devem estar atentos, pois o cronograma do processo seletivo vai abranger etapas como; preenchimento de formulário de Pré-Inscrição; validação da Inscrição presencial e prova objetiva - caráter classificatório e entrevista social – caráter eliminatório;

Os aprovados vão atuar nas secretarias operacionais, no âmbito da Prefeitura Municipal de Macaé. O Programa tem previsão quatro horas diárias como carga horária, no máximo, e 20 vinte semanais, entre segunda e sexta-feira, em horário compatível à frequência escolar do jovem, sendo vedada a prorrogação e compensação de jornada. . Os jovens vão receber o valor de R$606,00, e os que entrarem aos 14 anos tem perspectiva de permanência no programa por até três anos e 11 meses, desde que observadas as regras legais.

De acordo com o Secretário Municipal Adjunto de Recursos Humanos, Aristófanis Quirino, o processo seletivo representa mais uma conquista para o município que insere os jovens na economia municipal e contribui ativamente na economia familiar.

Vale lembrar, que o candidato e seu representante legal deverão acompanhar todas as informações e publicações pertinentes ao Processo Seletivo Simplificado aqui no site da Prefeitura de Macaé e no Diário Oficial de Macaé, que serão divulgadas em breve.