A prefeitura de Macaé está organizando a primeira Feira Macaense de Artesanato (Femarte), que acontece dos dias 18 a 20 deste mês, das 13h às 20h, na Praça Veríssimo de Mello, no centro da cidade. A ideia é propor um espaço para os artesãos de Macaé mostrarem seus trabalhos. Quarenta expositores do município e região já se inscreveram para a exposição.
O evento está sendo organizado pelo gabinete da vice-prefeita Marilena Garcia em parceria com a Secretaria de Educação. De acordo com a coordenadora da Feira, Kátia Angeloff, a proposta é gerar renda para os artesãos e ainda evidenciar a diversidade de produtos da região.
- Teremos expositores de Macaé, incluindo a serra do município, e de cidades vizinhas. O espaço também servirá para palestras que irão discutir temas variados para a capacitação dos participantes. Além disso, queremos trabalhar e identificar todas as realidades de identidade cultural desses artesanatos locais, para fortalecê-los cada vez mais, ressalta Kátia.
A programação será aberta no dia 18, às 13h, com corte da faixa e cortejo circense. Na ocasião, haverá pronunciamento das autoridades, das 13h30 às 14h40. O evento prossegue com a palestra de Márcia Carvalho - estilista, consultora junto a Prefeitura de Paris do projeto Artesanato Social. A convidada falará sobre “Reciclagem Têxtil e Inserção Social através do artesanato – Uma experiência em Paris”.
Em seguida, às 16h, haverá a palestra “Empreendedorismo individual’’ com o gerente regional do Sebrae Norte Fluminense, Gilberto Soares. Às 17h, será a vez da Oficina de Cocco Barçante - Cor, Forma e Design no Artesanato. O artista plástico, consultor do Sebrae e professor de estilismo da Faculdade Candido Mendes, também traz a exposição “Sentimentos do Rio”. Para encerrar a noite, expositores e participantes poderão prestigiar o show do maestro Chim e músicos locais. No repertório, Música Popular Brasileira e Bossa Nova.
No dia 19, a Feira continua, a partir das 13h, com a palestra sobre microcréditos do gerente regional do Banco do Brasil, Elias Zeglin. Logo após, às 14h, haverá oficina “Artesanato Contemporâneo: evolução do estilo, apresentação de coleções, metodologia do processo criativo e criação de identidade” com Márcia Carvalho. Neste dia, a programação será encerrada com o show da banda Conversa Comigo, a partir das 19h, com Música Popular Brasileira e Samba de Raiz.
Já no dia 20, último dia da Femarte, terá, às 13h, a palestra “Criatividade e inclusão social” com a psicopedagoga e consultora da OIT, Unesco, Rita Ippolito. A partir das 14h, o coordenador extraordinário do Macaé 200 anos, Ely Peron Frongilo, falará sobre “Artesanato e Carnaval”. Em seguida, às 15h, haverá a oficina “Artesanato Contemporâneo” com Márcia Carvalho. E para fechar a noite, o público poderá assistir, às 19h, o desfile de moda, e às 21h, cerimônia de encerramento.