Prefeitura Presente acontece nesta sexta na Aroeira

18/11/2022 17:18:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Maurício Porão e Marcio Borges

Programação contou com a oferta de diversos serviços à população

O bairro da Aroeira recebeu nesta sexta-feira (18) o Programa "Prefeitura Presente". A programação realizada na praça à frente do CIEP Prefeito Carlos Emir Mussi, atraiu moradores da área e das proximidades que tiveram a oportunidade de receber e conhecer muitos serviços oferecidos pela Prefeitura de Macaé.

A programação que contou com a atuação de Secretarias como: Saúde, Igualdade Racial, Ouvidoria Geral, Desenvolvimento Social, Qualificação Profissional, Defesa Civil, Trabalho e Renda, Ciência e Tecnologia, Coordenadoria de Odontologia, Esportes, Cultura, Turismo, Políticas para as Mulheres, Relações Institucionais, Procon, Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas), Ambiente e Desenvolvimento Econômico foi elogiada pelos visitantes. Entre eles estavam as amigas Manoela Azevedo e Mara da Conceição.


“Não conhecíamos várias ações. Gostei muito de saber das orientações do Procon, da Ouvidoria e da Odontologia. Vou falar com meus familiares para procurar os serviços oferecidos por estes setores”, destacou Manoela.


Muitos que passaram pela praça também aproveitaram para obter informações sobre os cuidados com a saúde e doenças sexualmente transmissíveis. Foram oferecidos testes de anti-HIV, sífilis e hepatites B e C, com resultados disponíveis em 30 minutos, além de orientação do profissional. Também foi realizada distribuição de preservativos e folhetos explicativos.

O combate à dengue foi um dos focos do “Prefeitura Presente”. A Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas) levou informações específicas e jogos para a garotada como tabuleiro e da memória com destaque para o controle biológico. O estudante da Escola Municipal Joffre Frossard Santiago de Oliveira fez questão de fazer parte das atividades. “Temos que ter cuidado com os focos do mosquito da dengue, principalmente no verão. Vou falar com toda minha família”, contou Santiago de Oliveira acompanhado da avó Ana Carla.

Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, que é lembrado neste domingo (20), a Secretaria de Igualdade Racial frisou as informações de combate ao racismo e levou o projeto “Vem de Trança”, com serviço de produção de trança raiz para o público. Já a Secretaria de Políticas para as Mulheres levou, por meio do Ceam Itinerante, acolhimento com a psicologia e orientações jurídicas, além de informações sobre a rede de proteção e atendimento à mulher no município, além de distribuição de folhetos sobre os Direitos da Mulher.

A aposentada Nila Oliveira, moradora da Aroeira, fez questão de participar da avaliação de atividade física da Secretaria de Esportes. “Com a medição do meu peso e altura ficamos sabendo se estamos com o peso adequado. Eu, por exemplo, descobri que meu IMC está em 30,0, considerado obesidade de grau I. Agora terei que ter mais cuidado e vou procurar fazer caminhadas”, contou ela que também recebeu atendimento da equipe do Procon, que levou informações e realizou registro de reclamações referentes às relações consumeristas.

Vale lembrar que o Programa "Prefeitura Presente nos Bairros" foi criado por meio do decreto nº 145/2022, e implantado por uma Comissão Especial presidida pela Secretaria Municipal Adjunta de Relações Institucionais para atender à população diretamente nos bairros. A programação já percorreu os bairros Lagomar, Nova Holanda, Malvinas, Campo D´Oeste, região serrana, Visconde de Araújo e Ajuda.


Fotos Relacionadas