logo

Prefeitura presenteia jornalistas no seu dia convocando concursados

07/04/2011 15:37:07 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Kaná Manhães

A jornalista Catarina Brust acompanhando os trabalhos da Prefeitura

Mais do que uma homenagem no Dia do Jornalista, nesta quinta-feira (7), a Prefeitura de Macaé presenteou a categoria convocando mais concursados nas áreas de Jornalismo e Publicidade. O edital de convocação dos novos aprovados será publicado nos próximos dias. Eles serão informados por e-mail, telefone ou telegrama do dia, horário e local onde deverão comparecer para fazerem exames médicos e a relação dos documentos a apresentar.

O edital de convocação será publicado pela Secretaria Municipal de Administração (Semad). O Departamento de Recursos Humanos é o responsável por fazer contato com os aprovados que estão sendo chamados para ingressarem como estatutários na Prefeitura de Macaé, realizando o sonho da estabilidade no emprego público.

A competência principal do trabalho da Secom, com toda a sua equipe de jornalistas, publicitários e administrativa, vai além de assessorar o prefeito Riverton Mussi na elaboração do fluxo de informações e divulgação dos assuntos de interesse administrativo, econômico e social do município.

Antes dos novos jornalistas e publicitários serem convocados, a equipe da Secom fez o levantamento de como deverá ser a rotina dos novos profissionais que serão somados à equipe que já atua na secretaria, atendendo todos os órgãos municipais na divulgação do trabalho da Prefeitura.

O concurso foi homologado no dia 1º de setembro de 2009 e os primeiros aprovados, dentro do número de vagas estabelecido no edital, foram convocados já a partir de outubro daquele ano para os exames médicos. A validade final do concurso se expira em 1º de setembro deste ano, uma vez que o prazo inicial de um ano, a contar da data de homologação, foi prorrogado por igual período, conforme prevê o edital de convocação do concurso público em dezembro de 2008.

O prefeito está convocando, portanto, bem antes da validade final do concurso. No caso dos jornalistas e publicitários, Riverton criou lei complementar para convocar além das vagas previstas. Inicialmente, em 2009, convocou seis jornalistas e quatro publicitários, mas este número não foi suficiente para suprir as demandas.

Os jornalistas e publicitários convocados em outubro de 2009 tomaram posse em janeiro de 2010, após resultado da avaliação médica, e começaram a trabalhar no mês seguinte, em 1º de fevereiro.

Dia do Jornalista

O dia 7 de abril é considerado o Dia do Jornalista em homenagem ao jornalista João Batista Líbero Badaró, assassinado por inimigos políticos em São Paulo, em 22 de novembro de 1830. O movimento gerado por sua morte foi um dos motivos que levaram à abdicação de D. Pedro I em 7 de abril de 1831. Um século depois, em 1931, o dia 7 de abril foi instituído como o Dia do Jornalista pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI).

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) comemorou este 7 de abril – Dia do Jornalista – divulgando em seu site (www.fenaj.org.br) um Manifesto à Nação sobre a data, dirigindo-se a todos os jornalistas profissionais do Brasil. A entidade fez questão de reafirmar a defesa do Jornalismo e da regulamentação da profissão de jornalista, enfatizando o Jornalismo “como bem público essencial à democracia e não existe Jornalismo sem o profissional jornalista”.

Neste momento, em que a categoria enfrenta novas lutas em defesa do diploma, pela regulamentação da profissão que passa pela aprovação das Propostas de Emendas Constitucionais (PECs), em tramitação no Congresso Nacional, a Prefeitura de Macaé demonstra que a comunicação é essencial ao interesse público e que os jornalistas e publicitários são fundamentais para efetivamente divulgar seu trabalho por meio de profissionais qualificados. E, da mesma forma que a Fenaj e os sindicatos do país, reafirma, no Dia do Jornalista, o seu compromisso com a liberdade de expressão.