Foto: Arquivo Secom/Guga Malheiros
Atualização auxiliará na elaboração de estratégias de controle de vetores para o verão
Com o objetivo de capacitar profissionais que atuam nas áreas de saúde e ambiente, a Prefeitura de Macaé, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), está realizando o Curso de Controle Integrado de Mosquitos Urbanos, no auditório do Instituto Federal Fluminense (IFF).
A atualização ministrada pelo biólogo do CCZ, Gilberto Rozendo, segue até esta terça-feira (26), quando serão discutidos o manejo integrado de mosquitos urbanos, as principais espécies, as estratégias de controle, tipos de criadouros, monitoramento e controle de mosquitos, resistência a inseticidas, bioecologia dos insetos, técnica de coleta, entre outros.
De acordo com o coordenador do CCZ, Flávio Paschoal, como o curso conta com a participação de profissionais de vários municípios da região, como Búzios, Rio das Ostras, Carapebus, Campos dos Goytacazes e São João da Barra, além de técnicas de controle de mosquitos urbanos, a ação também é uma troca de experiências. "A proposta é que, a partir desta atualização, todos os profissionais envolvidos possam elaborar suas estratégias de controle aos vetores no próximo verão", frisou.
O diretor do CCZ de Campos dos Goytacazes, Jorge Amado, ressaltou a importância do curso para a ampliação do conhecimento de métodos de controle dos vetores. "Hoje, estamos buscando o equilíbrio com a inclusão de várias ações que integram o meio ambiente, os animais e os homens", disse.