Foto: Ana Chaffin
A utilização de novas tecnologias nas sementes e no plantio da cultura do feijão vem trazendo resultados positivos. Hoje Macaé é o maior produtor de feijão preto e possui a maior produtividade do estado do Rio. Para fomentar ainda mais a atividade no município a Prefeitura, por meio da secretaria de Agroeconomia, promoveu, nesta quinta-feira (25), reunião técnica para troca de experiências sobre o cultivo do feijão com representantes da Pesagro-Rio (Empresa de Pesquisa Agropecuária do estado do Rio de Janeiro), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Emater-Rio. O encontro foi realizado no Horto Municipal, no Imburo, pela manhã.
Em Macaé, a Pesagro-Rio desenvolve na Fazenda Ilha da Saudade, às margens da BR-101, projeto que utiliza o sistema rotacionado que é benéfico para o solo, evitando pragas e doenças. No local, os pesquisadores da Pesagro-Rio desenvolvem o projeto em parceria com o proprietário da fazenda, utilizando a rotação das culturas do feijão e do arroz há 15 anos. A prática é benéfica para o meio ambiente e ainda garante retorno financeiro para o produtor.
Os pesquisadores da Pesagro-Rio, em parceria com a Embrapa, utilizam também na Fazenda Ilha da Saudade, a fixação biológica de nitrogênio na cultura do feijão, o que evita aplicação de adubo nitrogenado, gerando mais economia para o produtor.
- Essa reunião proporciona a troca de experiência entre técnicos do município e região sobre a cultura do feijão. O objetivo é incentivar o plantio, fomentando a produtividade com a utilização de novas tecnologias, fruto de pesquisas da Pesagro e Embrapa – explica o secretário de Agroeconomia, Darlin Grativol.
O encontro contou com a participação dos subsecretários de Agricultura e Agroeconomia, Joaquim Jardim e Sebastião Gonçalves, respectivamente, do engenheiro agrônomo e pesquisador da Pesagro-Rio, Benedito Fernandes de Souza Filho, da engenheira agrônoma da Embrapa, Rosangela Straliotto, do chefe do Centro Estadual de Agroenergia e aproveitamento de resíduos (Cepaar) da Pesagro, Silvino Amorim Neto, do presidente da Associação de Moradores de Tapinoã (Araruama), Roberto dos Santos Figueiredo, do coordenador de Difusão Tecnológia da Pesagro, Alexandre Moretti, da bióloga e extensionista social da Emater, Vera Camara, de representantes do município de Quissamã, técnicos da secretaria de Agroeconomia, entre outros.
Os participantes da reunião técnica também conheceram a pesquisa Agropecuária realizada pelo município, por meio da Coordenadoria do Macaé Cidadão, em 2011 e 2012. O levantamento de dados, focado para conhecer a realidade do município nesta área, durou um ano. Macaé possui 1.500 imóveis rurais. “Isso possibilita pensar um plano de produção adequado para a realidade do município. Estamos disponibilizando essa pesquisa para a equipe do novo governo”, completou o secretário de Agroeconomia.
Na parte da tarde, o grupo visitou a Fazenda Ilha da Saudade para conhecer o local onde é desenvolvida a pesquisa com o feijão. “No caso do feijão, o aumento da prática de rotação de culturas com o arroz é interessante, principalmente no vale do rio Macaé, porque é um solo problemático que precisa de drenagem”, ressalta o coordenador das pesquisas com a cultura do feijão da Pesagro-Rio, Benedito Fernandes de Souza Filho.