Começou nesta segunda-feira (1) a Semana da Amamentação em Macaé. A Divisão de Programas de Educação em Saúde preparou uma programação com atividades orientando os usuários da rede pública de saúde sobre a importância do aleitamento materno. Os trabalhos acontecerão na Unidade de Emergência Pediátrica, no Centro de Saúde Dr.Jorge Caldas, no Centro de Especialidades Médicas Moacyr Santos e no Núcleo de Atendimento à Mulher (Nuam) da Aroeira.
Dentre as atividades estão o projeto “Tem saúde na sala de espera” e a apresentação teatral do Grupo de Teatro e Arte em Saúde (Grutas). Hoje a Unidade de Emergência Pediátrica recebeu a coordenadora do Programa de Educação em Saúde, Nilce Brasil. O projeto “Tem saúde na sala de espera” abordou o aleitamento materno de forma interativa com os usuários que aguardavam atendimento.
Na terça-feira, o Grutas apresentará a esquete “Dona Mama”, no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas e no Nuam da Aroeira. A peça é uma comédia lúdica sobre uma mãe experiente que, ao conversar com uma mãe de “primeira viagem”, fala sobre as dificuldades da maternidade. De forma simples, a peça dialoga com o público sobre os desafios e benefícios do aleitamento materno.
Na quarta-feira (03), a equipe estará no Centro de Especialidades Médicas Moacyr Santos, conhecido como Barracão, no bairro Miramar. Na quinta e na sexta, é a vez dos usuários do Jorge Caldas assistirem a peça teatral, sempre a partir das 9h30.
A iniciativa tem como objetivo mostrar os benefícios da amamentação, tanto para a saúde da mãe quanto para a do bebê. Além de colaborar para a formação do sistema imunológico da criança, o leite materno previne alergias, anemia e a obesidade. Amamentar contribui ainda para o desenvolvimento da fala e da inteligência da criança, assim como aumenta o vínculo afetivo entre mãe e filho.