logo

Prefeitura promove visita técnica ao campo

31/08/2011 16:50:30 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Ana Chaffin

Potencial da Bacia do Rio Macaé para agropecuária foi o ponto de destaque da visita à Fazenda Ilha da Saudade

A Prefeitura de Macaé promoveu nesta quarta-feira (31) visita técnica à Fazenda Ilha da Saudade, localizada à margem esquerda do Rio Macaé, no km 161 da BR-101. O objetivo da visita, guiada pela subsecretaria de Agricultura, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, e pela Pesagro, foi destacar o potencial da Bacia do Rio Macaé para a agropecuária, com foco na agricultura e também na recuperação da pastagem com produção de grãos.

A visita contou com a participação do subsecretário de Agricultura, Darlin Grativol; do engenheiro agrônomo da Pesagro-Rio, Benedito Fernandes de Souza Filho; do chefe do Centro de Pesquisa em Desenvolvimento Rural Sustentável (Ceprus) da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (Seapec), José Luiz Rizzo; técnicos da subsecretaria de Agricultura de Macaé, Emater-Rio e das cidades de Quissamã e Casimiro de Abreu.

Além da visita técnica à Fazenda Ilha da Saudade, onde foram plantados 100 ha de feijão preto e que tem como foco a rotação com o plantio de arroz, o grupo também esteve na Fazenda Saudade, à margem direita do Rio Macaé, na BR-101, e na Fazenda de Paraíso, no Trapiche. Na Saudade o grupo pode conferir a plantação de160 ha de milho; e na Paraíso, a plantação de 24 ha de 11 tipos de feijão.

Na abertura, o subsecretário de Agricultura fez um balanço sobre os eventos que a pasta vem realizando nos últimos meses, além dos avanços necessários que a política pública tem que realizar para chegar ao produtor rural.

- Já identificamos os gargalos e vamos fazer a automação da secretaria para avançarmos com os projetos para os produtores rurais. Vamos começar daqui há 15 dias o Censo Agropecuário em parceria com a Coordenadoria do Macaé Cidadão, com treinamento do pessoal em setembro. Começamos esse levantamento em outubro, com previsão de duração de três meses para a implementação de políticas públicas – explicou Darlin Grativol.

O subsecretário de Agricultura também anunciou que também será lançado em breve o Microcrédito Rural para os produtores, com juros de 6,26% ao ano, através do Fundo de Desenvolvimento Econômico (Fumdec).

- O objetivo dessa visita técnica, com a presença de representantes de Macaé e região, é ampliar as parcerias. As baixadas do Rio Macaé, São João e Macabu têm muitas semelhanças e aptidões excelentes para a produção de grãos. Vamos lançar um projeto piloto, em parceria entre a prefeitura de Macaé, Embrapa e Pesagro, em setembro, também voltado para a recuperação do solo degradado com o plantio de soja, inicialmente para alimentação animal e, no futuro, para consumo humano – completa o subsecretário de Agricultura.

Durante a visita à plantação de feijão na Fazenda Ilha da Saudade, o engenheiro agrônomo da Pesagro-Rio destacou a qualidade do solo da região, enfatizando que além de Macaé ser o maior produtor nacional de petróleo e gás, o município é o maior produtor de feijão preto do estado do Rio de Janeiro e também o de maior produtividade.

- Produzir energia e alimentos é um problema da atualidade. Não podemos perder este foco e sim ampliar. É isto que estamos fazendo com o projeto de recuperação de pastagem degradada, com rotações de grãos. A qualidade do solo no entorno da Bacia do Rio Macaé é muito boa e com muito potencial. O feijão se adapta para o plantio de pastagem no verão, pois os resíduos da planta ajudam na recuperação do solo. Em Córrego do Ouro foram plantados 24 ha e colhidos em torno de 35 sacos por ha. O lucro líquido dá para pagar a recuperação da pastagem – pontua Benedito Fernandes de Souza Filho.

Os 100 ha de feijão preto, plantados na Fazenda Ilha da Saudade, de propriedade de Altair de Souza Lima, serão colhidos em setembro. A variedade do feijão é da espécie xodó, que tem alta qualidade de grão, lançado pela Pesagro, com apoio da Emater. Em 230 metros de linha, em oito canteiros, foram plantados também, como experiência a partir de sementes da Pesagro, duas fileiras de carioca, três de preto e três variedades de preto.

O técnico em agropecuária da Fazenda Ilha da Saudade, Guilésio Licorgo Pereira, acompanha o plantio dos feijões na unidade demonstrativa de produção. “Essa unidade experimental está sendo utilizada para o plantio de uma variedade muito próxima do xodó, que já é uma variedade muito bem aceita”, explica o técnico.


Fotos Relacionadas