logo

Prefeitura prossegue obras na orla dos Cavaleiros

14/02/2014 15:40:00 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Flávio Sardou

As obras de reconstrução visam deixar a orla da praia mais bonita

A Prefeitura de Macaé continua as obras de reconstrução da orla da Praia dos Cavaleiros. Já foram executados 570 metros, aproximadamente 90% da obra, num dos locais mais frequentados por macaenses e turistas. Iniciada em abril de 2013 a previsão é de que os trabalhos sejam concluídos neste primeiro semestre.

O trecho em obras, de cerca de 800 metros, foi destruído por forte ressaca que assolou o litoral fluminense, em 2011, quando ventos fortes e ondas de mais de dois metros de altura destruíram grande parte da orla, só restando praticamente intacta a área protegida por vegetação de restinga. As obras incluem a construção de um muro de contenção em concreto armado com infraestrutura constituída de estacas metálicas de tubos e gabião de pedras, construção de postos salva-vidas, reconstrução dos quiosques. Os trabalhos preveem, ainda, a reconstrução do deck de madeira, a recuperação do passeio, pintura da ciclovia, urbanização e paisagismo e manutenção da iluminação pública. No total estão sendo investidos R$12.026.565,52,

A obra de reconstrução da orla dos Cavaleiros, muito frequentada para o lazer e a realização de práticas esportivas, foi planejada com o objetivo de construir uma estrutura resistente aos eventos climáticos, como fortes ondas, oferecendo maior proteção aos pedestres, praticantes de caminhadas e ciclistas.

No início das obras foi realizado o escoramento do aterro da calçada com pranchões de madeira e perfis, cravação das estacas, montagem do gabião de pedras e das peças pré-moldadas em concreto armado do muro de contenção. Essas peças pré-moldadas, colocadas uma ao lado da outra, formam uma “grade” de proteção, o que fortalece toda a estrutura.

Com 1.500 metros de extensão, a Praia dos Cavaleiros perdeu a característica de orla mais selvagem e pouco movimentada com a chegada da Petrobras ao município há cerca de 40 anos, se transformando num local bem mais movimentado, com bares e restaurantes em toda a orla, que recebem pessoas de toda parte do país e do mundo.