logo

Prefeitura prossegue obras no Lagomar

19/11/2013 18:00:00 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Ana Chaffin

Obras da terceira fase contemplam também as travessas e vielas estreitas, levando qualidade de vida a todos moradores do bairro

Que as obras da prefeitura, na terceira fase do Projeto Lagomar, vêm transformando essa localidade, uma das que mais cresce no município e situada no Setor Administrativo 06- Marrom, não se pode negar. É só visitar a comunidade, onde a prefeitura vêm realizando obras nas travessas e vielas e, ainda, construindo em todas as ruas com obras já concluídas as calçadas e colocando os meios-fios, e verificar que o bairro hoje vive outra realidade, bem distante do local com ruas com buracos, muita poeira nos dias de sol forte e lama nos dias de chuva, isso sem falar nos riscos, já que as ruas não contavam com iluminação.

Ao andar pelo bairro você verifica que as ações da prefeitura nesta terceira fase de obras não se restringem às ruas largas e centrais. Elas chegam a todas as travessas do bairro, às vielas mais estreitas e pequenas, pois o objetivo é que a qualidade de vida chegue a todas as pessoas, as que vivem nas ruas largas e com comércio atuante, mas também àquelas que vivem nas travessas e becos, já que todos moram na mesma localidade que está sendo urbanizada pela prefeitura.

Atendendo ao bairro, a prefeitura está instalando redes de esgoto e águas pluviais e pavimentando travessas e vielas do Lagomar, como as Travessa do Sossego e a JF, que estão, como muitas outras, em obras. Mais de cinquenta travessas já foram atendidas, como Travessa Rio de Janeiro, entre a W12 e a W14, a Canaã, que começa na Avenida Quissamã, a Manoel Júnior, entre a W20 e a W22, entre outras.

Lagomar será beneficiado com obras da Cedae da ampliação do sistema de abastecimento de água

Ainda sem saber da boa notícia, a de que o Lagomar vai ter água nas torneiras, já que o governo do Estado, através da Companhia de Água e Esgoto do Rio de Janeiro - Cedae/RJ, vai iniciar nos próximos quinze dias a ampliação do sistema de abastecimento de água de Macaé, com obras que têm o prazo de conclusão previsto de dois anos, beneficiando uma população de até 290.860 habitantes e com valor previsto de quase 106 milhões e que vai atender com água potável 100% da área do Lagomar e Cabiúnas, com 35.496 metros de linha fina, com tubos com diâmetro de 200mm a 50 mm, quem comemora as ações da prefeitura no bairro são os moradores, como o senhor Joaquim Cardoso residente na Travessa JF, que começa na W18 e termina na W20.

Seu Joaquim vive há seis anos nessa travessa, mas há 25 anos no Lagomar. Com essa vivência no bairro, ele conta: “Aqui era só barro e mato puro. Não havia ruas, só trilhos. Só podemos agradecer ao prefeito Dr. Aluízio, porque mesmo a nossa travessa, que é estreita, está sendo melhorada. Até a água aqui melhorou. Antes, as caixas d’água comunitárias viviam secas. Hoje não, sempre há água, não ficamos mais com sede, sem água pro banho e limpeza das casas e roupas. Dá trabalho pegar a água, mas ainda bem que as caixas agora estão sempre com água”, colocou seu Joaquim.

Essa é a opinião também do senhor Hélio Lopes, residente há quatro anos na Travessa JF. “As obras estão ótimas. Para nós que moramos nessa travessa, as obras nem chegariam aqui. Ainda bem que agora é o fim da poeira e da lama. Ainda o que nos preocupa é a falta de água que só existe nas caixas comunitárias”, disse o morador.

Lagomar conta com nove caixas d'água comunitárias e vai ganhar mais três

Sobre as caixas d'água comunitárias existentes na localidade, o coordenador de Assuntos Comunitários da prefeitura de Macaé, Flávio Isquierdo, informou que o Lagomar conta hoje com nove caixas d'água comunitárias espalhadas pelas ruas do bairro, cada uma com a capacidade de cinco mil litros. A prefeitura, considerando a extensão do Lagomar e preocupada com a carência de água já que se aproxima o verão, vai instalar no bairro, antes do final do ano, mais três caixas de cinco mil litros.

As caixas d'água do bairro são abastecidas todos os dias pela prefeitura, com o uso de caminhões pipa, que abastecem também diariamente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a Unidade Básica de Saúde (UBS), as escolas e creche do Lagomar e do Engenho da Praia. Além disso, informa Isquierdo, por determinação do prefeito Dr. Aluízio para que a comunidade não fique sem água, todos os sábados três caminhões-pipa passam pelas ruas abastecendo as casas, atendendo a todos que precisam.

Prefeitura leva infraestrutura a toda localidade

Na terceira fase de obras de obras no Lagomar, a prefeitura investe, com recursos próprios, R$ 60.682.877,23. As obras são de infraestrutura urbana, com conclusão da urbanização do bairro. As obras começaram em junho deste ano e tem prazo de conclusão em junho de 2015, com o objetivo de urbanização das travessas e becos e algumas ruas que não foram atendidas nas fases 1 e 2 do projeto. As ações atendem a todo bairro.

As ações no Lagomar beneficiam mais de 35 mil moradores. A responsabilidade das ações é da secretaria de Obras, Urbanismo e Habitação. Segundo informa a secretaria, 18% das obras desta fase já foram executadas em pouco mais de cinco meses de obras.