logo

Prefeitura publica edital para Eleição Complementar do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Macaé

10/01/2026 12:33:00 - Jornalista: Tatiana Gama

As inscrições serão online a partir de segunda (12) Arte

A Secretaria Municipal de Cultura de Macaé abrirá, a partir da próxima segunda-feira (12), as inscrições para a Eleição Complementar do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Macaé (CMPCM). O processo tem como objetivo preencher as vagas que não foram ocupadas na última eleição, fortalecendo a participação da sociedade civil na formulação e acompanhamento das políticas culturais do município.

Nesta etapa complementar, estão disponíveis cadeiras de conselheiros da sociedade civil, sendo uma vaga para Conselheiro Titular do segmento de Cultura Urbana e sete vagas para Conselheiros Suplentes, contemplando os seguintes segmentos culturais: Dança, Audiovisual, Música, Artes Plásticas, Literatura, Cultura Popular e Cultura Urbana.

As inscrições poderão ser realizadas até 30 de janeiro, de forma on-line ou presencial, conforme estabelecido no edital. No ato da inscrição, o interessado deverá informar se deseja concorrer como eleitor e/ou candidato, indicar o segmento cultural escolhido e apresentar toda a documentação exigida.

A modalidade on-line será feita por meio de formulário eletrônico, disponível no link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdu4KR4qW7v1vyadj1lSAgfV4EG34Mh2MU4UkeXZCuGMvXoTA/viewform?usp=publish-editor.

Já a inscrição presencial poderá ser realizada na sede da Secretaria Municipal de Cultura, no horário das 9h às 17h.

O edital completo, com informações detalhadas sobre critérios de inscrição, documentação necessária, cronograma e etapas do processo eleitoral, está disponível para consulta pública.

O Conselho Municipal de Políticas Culturais de Macaé é um importante espaço de diálogo e representação da sociedade civil, contribuindo diretamente para a construção, o fortalecimento e a democratização das políticas culturais no município. A participação da comunidade cultural é fundamental para garantir a diversidade, a representatividade e o desenvolvimento da cultura local.