Prefeitura quer modificar sistema de iluminação pública

04/04/2006 18:32:12 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

O prefeito Riverton Mussi esteve na capital do Ceará, Fortaleza, na última semana, para conhecer o projeto de iluminação pública implantado na capital cearense. O objetivo foi o de conhecer as experiências em iluminação pública que deram certo em outras cidades, não só em relação ao aspecto, mas também na diminuição de gastos na manutenção para modificar o sistema público de iluminação em Macaé.

Acompanharam o prefeito nesta viagem o secretário de Obras, Tadeu Campos, o assessor Adrian Mussi e o engenheiro Rudson Lopes, responsável pelo Setor de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Obras. Eles observaram que o projeto é bom e que a cidade é muito bem iluminada.

O prefeito tem o objetivo de, nos próximos meses, modificar e melhorar a iluminação pública do calçadão da Avenida Rui Barbosa (Rua Direita), da Avenida Presidente Sodré ( Rua da Praia) e região serrana. A próxima etapa será realizar melhorias em toda cidade, além de tornar mais eficiente o Sistema “Ligou, clareou”, que vem sendo desenvolvido pela Semob, atendendo aos moradores em seus problemas em relação à iluminação pública.

Segundo o secretário de Obras, Tadeu Campos, o projeto de iluminação pública de Fortaleza é interessante, em relação ao aspecto das luminárias e à diminuição do consumo de energia. Ele disse que se Macaé implantar um sistema como o de Fortaleza ou similar a ele, o município conseguirá melhoria de cerca de 90% na sua iluminação pública.

Tadeu Campos informou também que o prefeito solicitou que os arquitetos da Semob desenvolvam um layout para padronizar a iluminação pública em Macaé, atendendo à diminuição do consumo e aumento da iluminação, com uso de luminárias eficientes de qualidade internacional.

“Outro objetivo da administração municipal é melhorar a iluminação decorativa de prédios públicos e históricos da cidade, tornando Macaé mais atrativa em termos turísticos”, disse o responsável pelo Setor de Iluminação Pública da Semob, Rudson Lopes.