logo

Prefeitura realiza ação conjunta com Operação Lei Seca

01/02/2013 19:15:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Bruno Campos

Objetivo da campanha é alertar a população com ações educativas, quanto à decisão de nunca dirigir depois de beber

A Prefeitura de Macaé, por meio da Coordenadoria Extraordinária de Políticas sobre Drogas, iniciou na noite de quinta-feira (31), em parceria com os agentes educativos da Operação Lei Seca do Detran, uma ação de conscientização sobre a importância de não dirigir após ingerir bebidas alcoólicas. A ação atingiu motoristas e pedestres que estavam nas ruas e bares situados na orla da praia de Cavaleiros. Em Macaé, a operação está prevista para continuar neste mês de fevereiro.

Durante a ação, os bares foram visitados por três cadeirantes que integram a equipe educativa da “Lei Seca” e representantes da prefeitura de Macaé do programa Amigo da Vez, que será lançado será lançado neste domingo (3), das 9h às 13h, próximo aos hotéis e restaurantes no Cavaleiros. Foram distribuídos materiais educativos do “Amigo da Vez”, adesivos da “ Lei Seca” e folder do aplicativo virtual “ Piloto da Vez”, com informações e jogos, como sorteio de quem não poderá beber para conduzir o carro na volta para casa. O Governo Municipal considera ações conjuntas como estas essenciais para conscientizar a população com o novo programa “Amigo da Vez” e respeitar a Operação Lei Seca, que está conseguindo reduzir o número de vítimas fatais no trânsito nos últimos dois anos e se tornou referência para todo o país.

Também houve simulação do uso do bafômetro, que por meio da resolução 4432/2013, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), reforçou a aplicação do teste do bafômetro e do exame de sangue - avaliações que podem ser usadas para determinar o estado do condutor. Diante da intensificação da fiscalização e novas regras para os motoristas, desde a última quarta-feira (30), o limite no bafômetro não pode ser igual ou maior que 0,05 miligramas de álcool por litro de ar. Antes, era maior: 0,1 mg/l. Na prática, com a nova regra, o consumo do álcool é de tolerância zero. Com isso, o motorista alcoolizado responderá por infração de trânsito gravíssima. A multa é de R$ 1.915,30, e o condutor fica proibido de dirigir por um ano.

Para o frequentador de um bar, o representante comercial Leandro Pereira, esta ação é muito importante. “Realmente temos que prestar atenção na bebida. Gosto muito de consumir bebida alcoólica nas festas, mas vou rever meus conceitos e adotar o Amigo da Vez para me levar para casa quando passar da linha”, conta. Já o gerente de um restaurante, Alex Tales, destaca que trabalhos como estes devem continuar. “Temos que aplaudir esta ação conjunta, pois sabemos que muitas pessoas morrem por causa de acidentes de trânsito”, diz.

Na ocasião, cadeirantes que foram vítimas de acidentes de trânsito também tiveram a oportunidade de contar as histórias de suas vidas. Entre elas estava a cadeirante Elaine Dutra, 35 anos. A agente sofreu acidente há 10 anos por conta de uma ultrapassagem indevida e colisão frontal com um motorista alcoolizado. “Tenho ainda muito medo da BR-101. Bebida não combina com direção. Este acidente mudou toda a minha vida. Na época, estava prestes a receber uma promoção na área de Administração de Empresas, e depois do acidente e de ficar totalmente impossibilitada de me movimentar, reavaliei meus valores e não pensei duas vezes em ser voluntária da Lei Seca. Hoje, como agente, tenho a certeza que temos muito a trabalhar em prol da direção e prudência”, destaca.

Também participante do trabalho, o agente Jadir Antunes, de 45 anos, conta que faz questão de frisar que se a pessoa pensar em beber deve deixar o carro na garagem. “Perdi minhas pernas com seis anos. O motorista alcoolizado me atropelou e até hoje faço questão de levar informações sobre a Lei Seca”, ressaltou. O coordenador da equipe da operação, Victor Paradizzo Celestino, opina que foi importante Macaé entrar no projeto. “Esta é a segunda vez que a equipe educativa visita o município, que está muito receptivo quanto à conscientização da Operação Lei Seca, cujo lema é salvar vidas”, disse.

Amigo da Vez - Alertar a população com ações educativas, quanto à decisão de nunca dirigir depois de beber. Esta é a finalidade do programa municipal, que visa implantar em parceria com o Governo do Estado, estratégias contínuas que visam adotar o “ Amigo da Vez”, como principal condutor.

Outra intenção do programa é adotar as medidas como utilizar táxi, ônibus ou até mesmo andar a pé, após o consumo de bebidas com álcool. O próximo passo da Coordenadoria Extraordinária de Políticas sobre Drogas é promover uma nova campanha do “Amigo da Vez”, entre os dias 5 a 8, no calçadão do Centro, das 10h às 18h, próximo à sede da Liga Musical Nova Aurora. A programação contará com apresentações do grupo Grutas, Escola de Samba Unidos dos Bairros, animação cultural para crianças e gincana para eleger o motorista ideal. O evento também contará com capoeira, DJs e hip-hop.