Foto: Ana Chaffin
Evento foi realizado durante seis horas com vários serviços para a comunidade
Prefeitura, polícia e comunidade da Nova Holanda, em Macaé, tiverem um dia inteiro de integração e muita ação de cidadania com a realização do Projeto Bairro Cidadão no Ciep Municipalizado 454 Professor Darcy Ribeiro. Durante sete horas – das 9h às 16h –, neste domingo (3), pessoas de todas as idades, entre crianças, adultos e idosos, receberam atendimentos gratuitos das diversas secretarias e órgãos municipais e também de instituições parceiras no projeto.
Foram contempladas na ação também as comunidades de Nova Esperança, Águas Maravilhosas e Malvinas e um dos serviços mais procurados foi a Unidade Móvel de Odontologia com dois dentistas e três consultórios. Crianças e adultos formaram filas para receber tratamento dentário, restauração, extração e aplicação de flúor.
O coordenador de Odontologia do município, dentista Carlos Fernando Pessanha Matos, disse que por mês a prefeitura atende cerca de 900 pacientes na Unidade Móvel que percorre várias localidades carentes.
- A Unidade Móvel de Odontologia realiza atendimentos nas comunidades de Malvinas, Fronteira, Cajueiros, Delegacia de Polícia e, em breve, vai iniciar no Bairro Lagomar. Esse trabalho foi idealizado pelo subsecretário de Odontologia do município, Márcio da Silva Junger, e colocado em prática pelo prefeito Riverton Mussi. Atendemos realmente quem precisa, afirmou.
Além da Subsecretaria de Odontologia, a Secretaria de Saúde atuou com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Coordenadoria do Programa DST/Aids e Saúde Coletiva cujo trabalho maior foi com relação aos cuidados de prevenção contra a dengue. A equipe também fez jogos com as crianças com distribuição de brindes para quem acertou a argola.
Todos os serviços foram oferecidos em tendas armadas pela prefeitura, num trabalho coordenado pela Câmara Permanente de Gestão (CPG), presidida por Romulo Campos, que destacou a importância do trabalho desenvolvido em parceria com a comunidade do Nova Holanda.
- O Bairro Cidadão na Comunidade Nova Holanda é uma ação de aproximação, integração com os moradores, que tem uma grande expectativa de intervenções na área de urbanização e humanização do bairro. Nesse sentido a prefeitura busca consolidar a recuperação da área com o governo federal, através do PAC e de diversas obras estruturais, por meio do Minha Casa, Minha Vida, saneamento e outros, e também com o governo estadual no âmbito da segurança, disse Romulo.
O gerente do Programa de Segurança da CPG e coordenador da Comissão de Ação de Ordem, Lúcio Aracati, foi o responsável pela estrutura montada para atender da melhor forma todos da comunidade e afirmou o seguinte:
- As equipes da prefeitura já têm experiência nesse trabalho e agora ficou mais fácil executarmos o trabalho na comunidade que ganhou segurança dia e noite no local. E todas as secretarias estão engajadas e prontas para atender todas as solicitações para o sucesso do projeto.
O secretário de Trabalho e Renda, Marcos Crespo, também esteve no Nova Holanda e acrescentou:
- É importante resgatar esses serviços dentro da comunidade, de forma que os moradores exerçam sua cidadania e consigam melhoria na qualidade de vida.
A Semtre participou do Bairro Cidadão com o salão de beleza itinerante, emissão de carteira de trabalho, inscrição para o projeto Jovem Aprendiz e cadastramento para os interessados serem atendidos com senha na Semtre e encaminhados direto para uma vaga de emprego.
A Fundação Macaé de Esporte e Turismo (Fepostur) também foi uma das mais atuantes. O presidente, Rosalvo Júnior, disse que, além de levar à comunidade os serviços da fundação, o projeto é importante porque ouve dos moradores o que eles precisam.
- Entregamos material esportivo ao responsável pela escolinha de futebol da Nova Holanda, mas o Bairro Cidadão é mais do que isto. É a continuidade dos projetos oferecidos pelo governo municipal, frisou.
Rosalvo destacou também o trabalho desenvolvido pelo Cemeaes que levou ao Bairro Cidadão massagem corporal, reflexologia podal (massagem nos pés) e avaliação física. A responsável técnica pela equipe de Fisioterapia do Cemeaes, a fisioterapeuta Lilian de Azevedo Menezes, disse que as massagens foram bastante procuradas no espaço e saúde armado no evento. Após avaliação, algumas pessoas foram encaminhadas para atendimento desses serviços nos pólos do Cemeaes.
A presidente do Programa Macaé Cidadão, Amélia Guedes, lembrou que esta foi a segunda vez que a prefeitura realizou o projeto no Nova Holanda.
- O Bairro Cidadão já esteve na comunidade há cerca de dois anos, em outro local. Estamos de volta, desta vez no Ciep, e é bom frisar que o projeto tem duas questões básicas: a aproximação da administração municipal com a população, porque o governo não fica no gabinete, ele vai para as comunidades, e há também a questão do oferecimento dos principais serviços, projetos e ações da prefeitura e de algumas instituições da sociedade civil que são parceiras, observou.
Na tenda da Educação foi colocada uma caixa para sugestões onde as pessoas puderam colocar suas solicitações à prefeitura. A OAB proporcionou esclarecimentos jurídicos gratuitos; houve também recreação infantil em várias tendas, pula-pula e pré-inscrição para o curso de capacitação de Cuidador do Idoso, na tenda da CPG.
O comandante do 32º BPM, tenente-coronel Cid, e a presidente da OAB local, Andréa Meireles, também estiveram no Bairro Cidadão acompanhando de perto a realização do projeto.
A apresentação da Escola Municipal de Ensino Infantil e o espetáculo com os cães da Polícia Militar chamaram a atenção de todos. Entre o público, estava Taislane Bruno Henriques, de 7 anos, que é aluna do Ciep 454 e moradora no Nova Esperança e escolheu ser maquiada pela equipe do salão de beleza itinerante. Ela estava acompanhada da mãe, Rosiane Souza Bruno, 30, que tem outros dois filhos, de 8 e 10 anos.
- Gostei muito porque estou encontrando aqui vários tipos de atendimentos que eu levaria alguns dias para conseguir se não fosse o Bairro Cidadão. Esse projeto tem que continuar e ir em todas as comunidades, disse.
Durante todo o evento a prefeitura distribuiu pipoca e água mineral para todas as pessoas e brinquedos para as crianças.
As pessoas também se interessaram muito pelo Ônibus da Associação Beneficente de Utilidades Públicas Pithon Documentos Perdidos e Achados que expôs um quadro contendo vários documentos com fotos que foram encontrados e muita gente correu para ver se um era o seu.
Também participaram do projeto no Nova Holanda as secretarias municipais de Comunicação (Secom), Limpeza Pública (Selimp), Desenvolvimento Social, Manutenção, Vias, Parques, Jardins e Cemitérios (Seman), Ambiente (Sema) e de Políticas para as Mulheres. E ainda o Programa Macaé Cidadão, a Coordenadoria de Políticas contra as Drogas, Defesa Civil, Cetep, Empresa Municipal de Iluminação Pública (Emip), Fundação Macaé de Cultura, subsecretarias da Infância e Juventude, do Idoso, de Acessibilidade de Proteção aos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Acervo e Patrimônio Histórico (Semaph), assim como o Conselho Escolar e Procon. Na Educação, também teve destaque o projeto Macaé Inteligente, que leva Internet de graça às comunidades nas lan houses públicas instaladas nos bairros pela prefeitura.
Estiveram presentes mais as equipes do 9º Grupamento de Bombeiros Militares (BPM); 32º Batalhão de Polícia Militar (BPM); 15ª Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)/Progem; Pronasci (Ministério da Justiça), Associação Macaense de Apoio aos Cegos (Amac); e Associação Macaense de Apoio aos Deficientes Auditivos (Amada).
Entre os secretários presentes estavam também o coordenador geral de Ações Estruturais, Edmilson Jório, e o subsecretário de Acervo e Patrimônio Histórico, Ricardo Meirelles.