Prefeitura realiza encontro sobre saúde mental

22/11/2006 14:59:42 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foi realizado, nesta quarta-feira (22), o encontro “Pensando a lógica ambulatorial”, promovido pela secretaria de Saúde, através do Programa de Saúde Mental. O evento aconteceu no auditório do Paço Municipal e reuniu dezena de profissionais.

O gerente do programa e do Núcleo de Saúde Mental, o psiquiatra Júlio César Silveira, falou que o evento teve como finalidade produzir uma discussão sobre o ambulatório de saúde mental, onde é recebido um grande número de pessoas. “O ambulatório teve papel importante na década de 80, depois ficou esquecido e é preciso debater sua importância e força no atendimento à população”, disse.

Júlio ressaltou que o hospital psiquiátrico é o elemento que impede todo funcionamento de rede e corta a convivência familiar e social. “Já o atendimento de emergência psiquiátrica, onde o paciente chega é feito um trabalho de rede tanto familiar, social e de tratamento que, muitas vezes, impede a internação do mesmo”, explicou.

O secretário de Saúde, Fernando Diogo, acrescentou que uma das metas do prefeito Riverton Mussi para 2007 serão as obras de reforma e ampliação no Pronto Socorro Aeroporto, onde será construído um anexo para atendimento psiquiátrico.

O musicoterapeuta Paulo de Tarso falou sobre a lógica dos ambulatórios desde o seu nascimento até os dias atuais. Ele falou também das portarias do Ministério da Saúde que legitimam o funcionamento dos ambulatórios de saúde mental.