logo

Prefeitura realiza Encontro Técnico com equipe de Jaime Lerner

29/11/2010 15:32:40 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Kaná Manhães

As secretarias fizeram uma apresentação do Plano de Governo municipal para o alinhamento com o Programa

As questões da drenagem e a mobilidade urbana foram os principais pontos discutidos no Encontro Técnico Municipal realizado pela Prefeitura de Macaé com a equipe do arquiteto e urbanista Jaime Lerner, na última semana. A equipe de diversas secretarias municipais e a do escritório do urbanista estão elaborando o Projeto Planejando Macaé, que tem como objetivo apontar soluções e alternativas para os problemas do dia a dia da cidade, como o trânsito e a infraestrutura urbana. O convênio foi firmado pelo prefeito Riverton Mussi em julho deste ano.

Durante o encontro, as secretarias fizeram uma apresentação do Plano de Governo municipal para o alinhamento com o Programa Planejando Macaé. Entre as ações que estão sendo desenvolvidas ou estão previstas, constam o Programa de Aceleramento do Crescimento 1 e 2 (PAC 1 e 2), Água Limpa, Mercado de Peixe, Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), novas unidades habitacionais e de Conservação, Veículo Leve sobre Trilho (VLT), planos funcionais para a Linha Azul e Verde, Avenida Aloísio Gomes, duplicação da RJ-106 (trecho Cancela Preta-trevo da Petrobras) e da Ponte Ivan Mundim, Parque Praia do Pecado, Estradas do Contorno, Eco Via (com o Departamento de Estradas e Rodagens – RJ – DER) e Santa Tereza, revitalização da orla da Imbetiba, infraestrutura do Lagomar, Avenida Industrial, via binária na Rua Télio Barreto e Sistema de Ciclovias, entre outras.

Em apenas quatro meses de trabalho, a equipe do arquiteto e urbanista Jaime Lerner concluiu o diagnóstico de toda a cidade. O Encontro Técnico, coordenado pelas secretarias de Planejamento e Governo, foi focado na discussão e apresentação dos principais projetos de estrutura urbana que estão em andamento e orçados pela prefeitura para os próximos anos.

- Estamos realizando a consolidação dos dados levantados pela equipe do urbanista curitibano e alinhando com as principais ações do Plano de Governo do prefeito Riverton Mussi. A partir daí, dentro de aproximadamente 15 dias, poderemos já apontar algumas ações pontuais chamadas acupunturas urbanas. O objetivo principal é corrigir o ordenamento, planejando as áreas de expansão do município para o crescimento dos próximos 30 anos. Nossa meta é que 50% de todos os investimentos do orçamento municipal em infraestrutura sejam aplicados no Planejando Macaé -, destacou o secretário de Planejamento e Governo, André Braga, enquanto participativa do Encontro Técnico que durou todo o dia.

O Encontro Técnico Municipal contou com apresentações de diversas secretarias: Defesa Civil, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Empresa Pública Municipal de Saneamento (Esane), Habitação, Urbanismo, Obras e Mobilidade Urbana. Cada representante dessas secretarias fez um balanço sobre os principais gargalos, ações em andamento e obras previstas. Os principais focos de discussão foram drenagem, já que o município possui diversos locais abaixo do nível do mar, e a mobilidade urbana, com fluxo diário de 107 mil passageiros no sistema de transporte coletivo, número altíssimo para o tamanho da cidade.

- A criatividade funciona melhor quando você tem a dificuldade. Os investimentos terão que ser feitos em gargalos que o município enfrenta como a questão do sistema viário, pois a demanda é grande e crucial em relação ao transporte coletivo, e no saneamento -, pontuou o técnico do escritório de Jaime Lerner, Taco Roorda.

A proposta completa de Jaime Lerner para o Planejando Macaé deverá ficar pronta no primeiro semestre de 2011. A base são os projetos já desenvolvidos pela prefeitura, como na área de saneamento, com o Água Limpa, que tem investimentos próprios de R$ 277 milhões e prazo de quatro anos para ser concluído. O governo municipal também quer soluções para o sistema viário, zoneamento urbano e infraestrutura nos bairros e área central do município.

Como já foi apontado no Plano Diretor elaborado em 2006, o crescimento da sede do município aponta para o interior, a oeste, pois a ocupação foi realizada de norte a sul, ao longo dos 11 quilômetros de litoral. Uma das principais preocupações do governo municipal é criar alternativas viárias para desafogar o trânsito das principais vias que cortam o centro da cidade, como já vem sendo feito com a implantação de vias expressas (Linhas Azul e Verde e Avenida Industrial).

A questão da drenagem é um assunto prioritário para o governo municipal e foi discutido com a equipe de Jaime Lerner. “Pela sua característica o município precisa manter áreas de vegetação e áreas de impermeabilização, que poderia ser um parque e funcionaria como bolsões de alagamento e também utilizando eixos transversais, por meio de canais para o escoamento das águas pluviais”, ponderou a arquiteta do escritório de Jaime Lerner, Valéria Bechara.

Para o presidente da Câmara Permanente de Gestão (CPG), Romulo Campos, esse é um momento histórico para o município.

- Há muito Macaé não fazia uma reflexão a respeito do seu futuro. Através das reuniões temáticas que estão sendo realizadas com a equipe de Jaime Lerner estamos pensando novas alternativas de desenvolvimento urbano que garantam o mínimo de qualidade para a população -, comemora o presidente da CPG.

Acupuntura Urbana

No livro ´Acupuntura urbana´, Jaime Lerner mostra que o planejamento é um projeto, que por melhor que seja não consegue gerar transformações imediatas. Quase sempre é uma centelha que inicia uma ação e a subsequente propagação desta ação. É o que Lerner chama de uma boa acupuntura. A acupuntura urbana realiza ações específicas que visam criar bem estar e desenvolver a cidade economicamente, socialmente e culturalmente.

Lerner foi prefeito de Curitiba em três mandatos: 1971/75, 1979/83 e 1989/92. Durante seu primeiro mandato, o arquiteto e urbanista consolidou a transformação urbana e implantou o Sistema Integrado de Transporte Coletivo reconhecido mundialmente por sua eficiência, qualidade e baixo custo.

Nos mandatos seguintes, além das ações de planejamento urbano inovadoras, Lerner intensificou e implantou programas que resultaram avanços sociais importantes, colocando Curitiba entre as capitais com a melhor qualidade de vida do mundo.