Foto: Robson Maia
Obra do Planejando Macaé, a nova estrada municipal que começa nas proximidades da Churrascaria Galope até o posto Shell, no Parque de Tubos, margeando a linha férrea, está em ritmo acelerado. Com três mil metros de extensão, a obra da chamada estrada Norte-Sul foi vistoriada nesta quarta-feira (21) pelo prefeito Riverton Mussi, o secretário de Governo e coordenador do Planejando Macaé, André Braga, o vereador Antonio Franco e o secretário de Obras, Tadeu Campos.
A obra vai desafogar o trânsito na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) no trecho, para dar mais fluxo ao tráfego, principalmente nos horários de rush.
- Após estudo técnico, identificamos a possibilidade da abertura da nova estrada municipal beirando a linha férrea, que vai suportar o trânsito do trecho. São doze metros de pista de rolamento, incluindo o acostamento – explicou o prefeito.
O secretário de Governo, André Braga, informou que a segunda etapa da obra será a estrada Leste 1, que vai ligar o trecho da proximidade da Churrascaria Galope até a Avenida Prefeito Aristeu Ferreira da Silva e a Linha Verde. “Estamos fazendo o projeto executivo para solicitarmos a licença ambiental desta nova obra”, detalhou André Braga, ressaltando que um dos objetivos do Planejando Macaé é a melhoria da mobilidade urbana.
- A estrada Norte-Sul promove melhoria viária e um crescimento mais ordenado no tráfego, já que o trânsito da Rodovia Amaral Peixoto está sendo pensando em conjunto com o impacto que a nova estrada pode absorver – comentou André.
Segundo o secretário de Obras, Tadeu Campos, a ideia é que a estrada Norte-Sul tenha as duas pistas em mão única em sentido contrário das duas pistas da RJ-106, que passarão, após aprovação do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), a serem também de mão única.
O prefeito Riverton frisou que com a obra, os moradores do Mirante não terão que enfrentar dificuldade para acessar o bairro. “Além disso, será um alívio para estudantes do Cefet e para as empresas instaladas em Imboassica”, citou Riverton.
De acordo com o coordenador do Planejando Macaé, André Braga, a estrada passou pelas etapas de drenagem, com instalação de tubulação de diferentes diâmetros, de até 1,5 metro; reforço do subleito para a colocação da camada de pedra; escavação de três metros (com recomposição de um metro de areia e pedra) e agora passa pela terraplanagem.
O vereador Antonio Franco assinalou a importância da estrutura da estrada para receber o impacto dos veículos que trafegam na capital nacional do petróleo. “O crescimento de Macaé ocorre acima da média nacional e obras como essa são importantes para acompanhar o desenvolvimento da cidade”, afirmou.
A estrada terá cinco ligações com a RJ 106: pela Avenida A, na entrada do Jardim Guanabara; pela Rua Ricardo Muylaert Salgado (ao lado do Cefet); em frente ao condomínio industrial Osep; pela Avenida Melquíades e no limite territorial da cidade ao sul. Contando com as vias secundárias, serão 5,5 quilômetros de obras.
O prefeito, os secretários de Obras e de Governo e o vereador Antonio Franco percorreram diversos pontos da obra da estrada Norte-Sul, como na entrada do Jardim Guanabara.
Obra no Parque de Tubos vai beneficiar empresas
Outra obra visitada pelo prefeito Riverton e os secretários de Governo, André Braga, e de Obras, Tadeu Campos, foi a ligação da Avenida Melquíades Ribeiro com os fundos do Parque de Tubos da Petrobras, totalizando 930 lineares. “A pavimentação do trecho está sendo concluída, restando apenas a urbanização e a sinalização”, informou o prefeito.
A obra, que também faz parte do Planejando Macaé, vai facilitar o acesso para as empresas do local e será mais um acesso para o bairro Imboassica.
- O programa Planejando Macaé realiza a obra de drenagem de Imboassica, fazendo com que a água pluvial escoe diretamente para a Lagoa de Imboassica. São três intervenções em sentido Rio das Ostras e três em sentido Macaé. O projeto inclui urbanização, com trabalhos de pavimentação do canteiro central e calçadas, além de arborização, jardinagem, instalação de iluminação, lixeiras, telefones públicos, bancos e mesas. Quando tivermos que fazer uma intervenção fechando o trânsito em Imboassica, esse novo acesso, que já terá a pavimentação concluída, será uma alternativa – pontuou André Braga.
Riverton, André e Tadeu se reuniram também com o diretor do Pólo Industrial Bellavista, Antônio Carlos Pinto. A obra da ligação da Avenida Melquíades Ribeiro com os fundos do Parque de Tubos, além da macrodrenagem de Imboassica, beneficia as empresas do Pólo Industrial, considerado pelo Inea o maior pólo do Estado do Rio de Janeiro.
O pólo Bellavista possui três milhões de metros quadrados e reúne empresas como Smith, Baker Hughes, Superior, National Oil Varco, Supermix, Miswaco, Eurobras, Arc Test, Asep Elmar e Osborne Costa. Localizado na Zona Industrial 1, disponibiliza áreas a partir de cinco mil metros quadrados, com infraestrutura de terraplanagem, energia elétrica, drenagem, fibra ótica e abastecimento de gás.
- A obra de macrodrenagem em Imboassica e a pavimentação do acesso pela Avenida Melquíades são intervenções importantes para as empresas da região. O pólo industrial tem suas áreas prontas para receber empresas e foi criado com base em um planejando estratégico de localização – comentou o diretor do Bellavista, Antônio Carlos Pinto.