logo

Prefeitura realiza Projeto Bairro Cidadão na Nova Holanda neste domingo

29/03/2011 15:06:52 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Arquivo Secom

Participam do evento secretarias municipais e instituições oferecendo aos cidadãos diversos serviços

A prefeitura de Macaé realizará no próximo domingo (3) mais uma edição do projeto Bairro Cidadão, desta vez na localidade de Nova Holanda, na Barra de Macaé. O objetivo do projeto é levar a prefeitura mais perto da comunidade. No caso da Nova Holanda, a prefeitura quer restaurar a ocupação de espaços públicos que deixaram de ser atendidos de forma adequada devido à violência.

O projeto Bairro Cidadão vai contar com diversos tipos de atendimentos gratuitos, em 42 tendas, que vão oferecer aos moradores os serviços da prefeitura e de diversas instituições, como Sesi, Senac, OAB, entre outros. Como exemplo de serviços oferecidos, estão a emissão de documentos, esclarecimentos de dúvidas sobre pagamentos de tributos, reclamações sobre problemas de iluminação, programas de habitação da prefeitura, recreação para crianças em oficinas, aplicação de flúor, serviços de beleza e muitas outras ações.

De acordo com o coordenador da Câmara Permanente de Gestão,Romulo Campos, a decisão da realização do Projeto Bairro Cidadão na Nova Holanda partiu do prefeito Riverton Mussi, depois que a comunidade foi ocupada pelas polícias federal, militar e civil, na semana passada, em uma ação em combate à violência causada pelo tráfico, que resultou em várias prisões e apreensão de drogas e armas.

- Depois dessa ocupação, a reocupação da Nova Holanda pelo Poder Público Municipal foi definida em reunião estratégica realizada na região serrana com a equipe da prefeitura e representantes da segurança pública, como o coronel Luiz Antônio Corso, comandante da ocupação policial da Nova Holanda, ressaltou Romulo.

Ao definir uma nova realização do Bairro Cidadão na Nova Holanda, o prefeito nomeou uma comissão formada pelo coordenador da Câmara Permanente de Gestão, Romulo Campos, gerente de Segurança, coronel Lúcio Aracati, coordenador do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, Edmilson Jório, e pela coordenadora Amélia Guedes, que coordena o Programa Macaé Cidadão.
Secretários e representantes de secretarias participaram, na manhã desta terça-feira (29), no Auditório da Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM), de uma reunião para serem definidas as ações e os serviços que cada órgão municipal levará à comunidade neste dia.

O coronel Aracati colocou que, entre as secretarias municipais presentes, estarão a de Saúde, Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, Limpeza Urbana e outras.

- Esse evento deve ser visto pela ótica da emergência, numa retomada da segurança pública do município, e foi determinado pelo prefeito Riverton Mussi em decisão conjunta com a Polícia Militar. Na oportunidade, o município estará levando, como já foi feito anteriormente na Nova Holanda e na Barra de Macaé e outras localidades de periferia, em outras edições do Bairro Cidadão, aos moradores o que há de melhor em sua estrutura. Já foi anunciado, pela imprensa do Rio de Janeiro, que Macaé deve ser o primeiro município do interior a receber, do governo do Estado, uma Unidade de Polícia Pacificadora, a UPP. Se isso se confirmar, será muito bem recebido pelo município, colocou o coronel Aracati.

A coordenadora do Macaé Cidadão, Amélia Guedes, disse que, além da realização do Bairro Cidadão, é obrigação do município estar presente na localidade.

- Toda a ação do Bairro Cidadão terá suporte e todas as garantias de segurança aos participantes, por isso, ninguém deve ter medo. O tempo é curto, mas sei que todos se empenharão ao máximo para levar aos cidadãos da Nova Holanda o melhor da nossa estrutura, disse Amélia Guedes.