Prefeitura realiza reciclagem de Guarda Sênior no Centro de Convivência do Idoso

25/01/2013 23:07:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: João Barreto

Integrantes do Guarda Sênior participaram de curso de reciclagem no Centro de Convivência do Idoso

A Prefeitura de Macaé realiza até a próxima semana várias atividades com o intuito principal de possibilitar reciclagem dos participantes da Guarda Sênior. O evento, que acontece no Centro de Convivência do Idoso, conta com palestras, atividades físicas, dinâmicas em grupo e tem a parceria do Programa de Atenção Integral a Saúde do Idoso (Paisi). Ao todo, participam das atividades 136 idosos.

Na atividade desta sexta-feira (25), os participantes do Programa da Guarda Sênior tiveram a oportunidade de assistir palestras informativas com nutricionista, fonoaudióloga, fisioterapeuta, entre outros profissionais. Na palestra com a fonoaudióloga, os participantes tiveram informações sobre uma pesquisa realizada no asilo de Macaé, em 2008, onde foi constatado que 60% dos idosos reclamam de problemas de audição, sendo imprescindível nesses casos acompanhamento de otorrinolaringologista.


Participantes elogiam a iniciativa - O Guarda Sênior Edvaldo Justiniano, de 64 anos, destaca a qualidade informativa do evento, com abordagem de assuntos relacionados aos cuidados com a saúde, bem como sobre a importância da atividade física.


- Estou gostando muito das atividades e desde que comecei a praticar exercícios melhorei muito a minha coordenação motora. Me sinto mais disposto, alegre e isso consegui com a minha caminhada na orla da praia, contou.

A Guarda Sênior Marli Souza, de 69 anos, que participa há oito anos do programa, disse que foi muito bom participar das atividades pela oportunidade de ampliar seu ciclo de amizades.

- Estou gostando muito de tudo, principalmente pelo tratamento humanizado. Adorei o espaço de convivência do idoso, pois aqui temos acesso a muitos benefícios. Estou muito feliz, concluiu.

O Centro de Convivência funciona de segunda a sexta-feira de 8h às 17h. No local, o idoso tem acesso a atividades, como pinturas em tecido, corte e costura, atividades físicas e atendimento com uma equipe multidisciplinar.