logo

Prefeitura realiza reuniões sobre Orçamento Participativo em bairros

17/09/2014 17:50:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Rui Porto Filho

Os encontros foram retomados na noite desta terça-feira (16)

A Prefeitura de Macaé prossegue nesta quarta (17) e quinta-feira (18), a partir das 18h, nos bairros Brasília e Jardim Santo Antônio, respectivamente, as reuniões do Orçamento Participativo (OP). Na noite desta terça-feira (16), quando foram retomados os encontros nas comunidades do Setor Vinho, que compreende a Ajuda de Cima, Imburo, Santo Amaro e mais 10 loteamentos, foram eleitos os delegados dos bairros Ajuda de Cima e Imburo, que poderão compor o Conselho do Orçamento Participativo.

O Orçamento Participativo é o processo pelo qual a população decide, de forma direta, a aplicação dos recursos em obras e serviços executados pela administração municipal.

De acordo com a equipe da Câmara Permanente de Gestão (CPG), que coordena o Orçamento Participativo, o processo de eleição para delegados segue até a primeira quinzena de outubro no cumprimento da Lei 3432/2010. A equipe irá percorrer os bairros onde não há delegado. Podem se candidatar todas as pessoas que morem no bairro há mais de um ano.

Eleito delegado do bairro Imburo, Ailton Xavier da Costa, que também é presidente da Associação de Moradores, reforçou a importância da participação de sociedade nas decisões de construção de uma cidade melhor. "É importante saber o que está acontecendo no município em todos os segmentos, temos que exercer nosso papel de cidadão e não ficar apenas esperando que alguma coisa aconteça", frisou. O outro delegado eleito na noite de terça-feira foi Luciano Rocha, que vai representar o bairro Ajuda de Cima.

Representando o secretário da CPG, José Walmir, a assistente social, Samanta Fragoso, explicou que por meio do Orçamento Participativo, a população pode, no seu dia a dia, escolher de que forma o governo deve investir - são os munícipes decidindo junto com os gestores. "O OP aplicará 5% dos recursos destinados aos investimentos no orçamento municipal. Este percentual é da despesa de investimento", explicou.

Conselho - Para compor o Conselho do Orçamento Participativo tem que ser delegado. Após o período de escolha de delegados serão realizadas reuniões para esclarecimentos sobre a Lei do Orçamento Participativo e a expectativa é de que em novembro todos os delegados sejam empossados para composição do conselho.

Nesta quarta-feira (17), a partir das 18h, o encontro será com os moradores da Brasília, no Colégio Municipal Professor Samuel Brust, na Rua Justiniano Vieira, s/nº, Barra de Macaé. Podem participar os moradores da Barra de Macaé, Brasília, Piracema, Águas Maravilhosas e os loteamentos: Ilha da Caieira, Batalhão, Village Park e Jurumim. Em seguida, será a vez do Setor Verde, para os moradores do Jardim Santo Antônio, na quinta-feira (18), na Escola Parque Municipal Professora Maria Angélica Ribeiro Benjamin, Rua Luís Alves de Lima e Silva, 100, Aroeira.

No dia 23, a equipe do CPG está no bairro Malvinas no Colégio Municipal Eraldo Mussi, localizado na Rua H, nº 486. Poderão participar os moradores dos bairros Malvinas e Nova Malvinas.


Fotos Relacionadas