Prefeitura realizará ação integrada para recolher cavalos em vias públicas

18/11/2022 10:37:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Divulgação

Atividade será realizada em diversos pontos a partir da próxima semana

Os cavalos em situação de rua, encontrados vagando, amarrados ou presos em vias e áreas públicas no município, serão recolhidos visando coibir maus-tratos a eles e proteger a população de acidentes de trânsito envolvendo esses animais de grande porte. A ação integrada da Subsecretaria de Proteção Animal, vinculada à Secretaria Municipal de Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal, em parceria com a Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas)/Secretaria de Saúde, Secretaria de Mobilidade Urbana e Secretaria de Agroeconomia vai começar na próxima semana. O trabalho será realizado por meio de rondas ostensivas e conta, ainda, com apoio do 32º Batalhão de Polícia Militar.

O subsecretário de Proteção Animal, Luan Campos, informou que os animais recolhidos serão levados para local adequado com alimentação, hidratação e demais cuidados necessários. Os agentes atuarão nas vias públicas como Linha Azul, Avenida Industrial, Linha Verde e em outros pontos da cidade onde há cavalos soltos ou amarrados sem a presença do proprietário ou tutor. Os dias e horários em que ocorrerão as rondas não serão divulgados por medida de segurança da operação e para que os objetivos sejam alcançados.

Campos lembrou que animais de grande porte, como cavalos, em vias públicas representam, além de risco à vida de motoristas e pedestres que circulam por essas vias, perigo para os próprios animais e o fato de estarem abandonados caracteriza maus-tratos. Serão recolhidos animais vagando, amarrados ou acorrentados em árvores, canteiros, placas, grades de proteção e em outros equipamentos públicos.

Luan Campos reforçou a importância de a população contribuir com a ação denunciando a presença de animais nessas condições para a Mobilidade Urbana ou para a Proteção Animal pelo email: protecaoanimal@macae.rj.gov.br.

A subsecretaria já atua em casos de animais domésticos. Vale salientar que a Secretaria de Mobilidade Urbana já faz o trabalho de apreensão de animais de grande porte soltos nas vias do município. Os cavalos serão recolhidos pela Mobilidade Urbana, conforme o Código de Trânsito Brasileiro, artigo 269, inciso X. O telefone da Mobilidade Urbana é o 22-2763-6337.


Fotos Relacionadas