Foto: Divulgação
Novos monitores recebem treinamento sobre o que é o programa de inclusão digital do município
A Prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia recebeu nesta segunda-feira (26), pela manhã os novos monitores das Lan Houses Públicas. Os novos funcionários receberão treinamento ainda nesta quarta-feira (28) sobre o que é o programa de inclusão digital realizado no município, como atender bem o público das Lan Houses, quais os procedimentos a serem adotados no espaço, entre outros.
De acordo com José Vicente Rodrigues, coordenador do Programa Macaé Inteligente, do qual as Lan Houses fazem parte, todos os novos monitores são ex-alunos do curso de Montagem e manutenção da Fábrica de Cidadania. “Muitos monitores conseguiram ingressar no mercado de trabalho após a oportunidade dada pela Prefeitura, e essas vagas foram oferecidas para outras pessoas que abraçaram a ideia de realizar inclusão digital no município”.
O trabalho dos monitores de Lan House é fazer a abertura e fechamento do espaço, zelar pela manutenção dos equipamentos e do espaço, monitorar o uso das máquinas, auxiliar o usuário, entre outros. “Esse treinamento é muito importante, porque os monitores são a imagem da secretaria. Eles são o contato que a população tem diariamente com a Prefeitura e, por isso, é muito importante que esse contato seja realizado de forma tranquila e eficaz. A satisfação da população é o mais importante”, comentou.
A Lan Houses funcionam das 9h às 17h, e o tempo para usar a Internet é de 30 minutos, prorrogáveis de acordo com a demanda, sendo vetado o acesso a sites eróticos e de jogos. Menores de 18 anos precisam ir com os responsáveis para preencher uma autorização discriminando o horário que podem ficar na Lan House, munidos da cópia da certidão de nascimento.
Todas as Lan Houses inauguradas em 19 locais do município de Macaé são equipadas com computadores reciclados nas aulas do curso/estágio prático de montagem e manutenção de microcomputadores, do projeto Fábrica de Cidadania.
Por mês as Lan Houses Públicas atendem mais de 30 mil pessoas por mês. A prefeitura tem hoje Lan houses em funcionamento nos bairros Aeroporto, Aroeira, Barra (Macaé Facilita), Campo D’Oeste, Córrego do Ouro, Fesporte, Frade, Glicério, Imbetiba, Nova Holanda, Sana, Telecentro, Terminal Central, Morro de Santana, Novo Horizonte, Virgem Santa, Visconde, Secretaria de Acessibilidade, Trapiche.