Foto: Ana Chaffin
Ação passa a ser rotineira no município
Para evitar acidentes de trânsito e proteger a vida de animais de grande porte, a Prefeitura de Macaé realizou nesta terça-feira, 22, uma operação de apreensão especialmente de equinos das vias públicas. Foram usados dois caminhões e mobilizados mais de dez homens. Essa ação, que acontecia esporadicamente, passará a ser rotineira, com a meta de se tornar semanal.
A ação aconteceu em parceria do Centro de Controle de Zoonoses (CZZ) com o centro de acolhimento de animais soltos em vias públicas, Curral Associado de Itambi, com sede em Itaboraí. Os principais locais vistoriados foram as linhas Azul, Verde e Vermelha e a rodovia Amaral Peixoto da altura do bairro Nova Holanda até o terminal de Cabiúnas.
Os animais apreendidos ficarão abrigados por dez dias no Curral, onde vão fazer teste para anemia infecciosa equina (AIE). Os proprietários dos equinos retirados das vias que desejarem recuperá-los devem reclamar sua posse em Itambi, custeando seu retorno a Macaé, pagando diária de R$ 30,00 ao abrigo e multa de R$120,00. O Curral tem parceria com a Polícia Militar Rodoviária do Estado do Rio de Janeiro, com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), com a Supervia e com outros sete municípios do estado.
Segundo a nova gestão municipal, essa ação preventiva de acidentes de trânsito conta com a colaboração da população. O telefone para contato com o Centro de Controle de Zoonoses é (22) 2772-6461. O CCZ está localizado na rua Velho Campos, 1.038, no Centro.