Foto: Kaná Manhães
Canal Virgem Santa, que ao longo do tempo sofreu um grande desmatamento na sua mata ciliar
Cerca de mil árvores nativas serão plantadas em apenas 24 horas, no próximo dia 21, quando se comemora o Dia da Árvore e o Dia do Clima. A ação realizada pela prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semma) vai recuperar a Faixa Marginal de Proteção (FMP) de um trecho do canal Virgem Santa, que ao longo do tempo sofreu um grande desmatamento na sua mata ciliar.
Previsto para acontecer dois dias antes do início da primavera, a partir das 10h, o plantio de mudas nativas vai envolver centenas de pessoas, entre funcionários da Semma e das empresas parceiras do evento – a construtora Osborne Costa Ltda e Madaterra Terraplanagem Ltda, ambas sediadas na cidade e ficarão encarregadas de fazer a manutenção das árvores.
- A primavera é o tempo das flores, tempo em que a natureza se enche de verde. Nós vamos contribuir com as mudas arbóreas que serão plantadas, objetivando manter a qualidade dos corpos hídricos, do ar, do solo e de tudo o que proporciona um meio ambiente sustentável em nossa cidade e ao mesmo tempo apoiar o projeto da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) executado pela superintendência de Biodiversidade, em parceria com Instituto Terra de Preservação Ambiental, que objetiva plantar o máximo de árvores num só dia, dentro da Mata Atlântica, assinala o secretário Maxwell Vaz.
História do Contador de Árvores – No Dia da Árvore e do Clima, também denominado de o “Dia C”, a SEA, em 2009, assinou um convênio com o Instituto Terra para a implantação do projeto de reflorestamento que vai muito mais além de contabilizar as novas árvores. É um instrumento de mobilização da sociedade para restaurar a Mata Atlântica, tão importante e tão ameaçada e que, hoje, possui apenas 7% de sua cobertura original.
Preservação - Além de prestar serviços indispensáveis à vida, como a manutenção da biodiversidade e a preservação de nascentes, a floresta é um importante ator no combate ao aquecimento global, pois ajuda a regular o clima. “Macaé tem buscado na gestão pública esses resultados, utilizando ferramentas de proteção ambiental que minimizem a fragmentação do ambiente integrando esforços e recursos na criação de resultados em restauração e conservação da biodiversidade”, diz Vaz.
Importância das árvores - As árvores contribuem para a retenção de materiais poluentes, são usadas para a recuperação das matas ciliares, nascentes, das restingas e fazer o reflorestamento de áreas degradadas, agindo na absorção de carbono para o controle das mudanças climáticas e contra o aquecimento global. O coordenador de Arborização e Paisagismo da Semma, Flavio Sayão, explica a importância de se proteger a FMP dos rios, informando o tipo de mudas que serão plantadas no Canal Virgem Santa.
- É muito importante se proteger a FMP, córregos e canais para evitar o assoreamento dos seus leitos, restaurar a dinâmica ecológica do local e o fornecimento de alimento aos peixes e outros animais de nossa fauna. Nós iremos plantar as mudas de ingá, aroeira, fícus, orelha de negro, eritrina e paineira, entre outras – sintetiza.