Foto: Flávio Sardou
Principal campo esportivo do interior do Rio no Campeonato Carioca 2013, o Estádio Municipal Cláudio Moacyr de Azevedo, o “Moacyrzão”, ganhará ações especiais para melhorar o gramado. Para garantir o espetáculo em campo, aPrefeitura de Macaé aproveitará a pausa do período de Carnaval, em que o estádio ficará dez dias sem receber jogos, para implementar um plano de recuperação que visa combater as manchas amareladas que prejudicam a aparência do local.
Embora as manchas tenham consequências estéticas e que não comprometem o desempenho dos jogadores, o tratamento é importante para garantir a qualidade do gramado ao longo do campeonato. Detectado pela Prefeitura ao assumir a gestão do estádio logo no início de janeiro, o problema passa por análises técnicas que indicam a presença de cigarrinhas e cochonilhas e ausência de nutrientes.
Supervisionado por um engenheiro agrônomo, o trabalho de recuperação será realizado com adubações coletivas para suprir a deficiência de nutrientes e com a semeadura de fungos específicos para combater as cochonilhas e cigarrinhas e devolver a coloração da grama. As ações utilizarão produtos orgânicos, respeitando a legislação vigente, que proíbe o uso de defensivos químicos.
Todos esses cuidados fazem parte da proposta da Prefeitura de oferecer uma infraestrutura de ponta para as equipes e para o público e garantir melhores condições ao estádio,que em 2013 desponta como uma das principais arenas do estado no Campeonato Carioca.
Com agenda cheia, o estádio conta com o trabalho intenso das equipes de manutenção para oferecer a estrutura adequada aos jogos e prevenir o desgaste natural ocasionado pela grande demanda de partidas, como corte do gramado (refilamento) eretoque na pintura das linhas de marcação.
Tradicional casa do Macaé Esportes, o “Moacyrzão”recebe neste ano mais três equipes com mando de campo no estádio, Quissamã, Friburguense e Boavista, aumentando em quatro vezes o número de partidas no local. Até a quinta rodada da Taça Guanabara, primeira fase do campeonato, foram sete partidas disputadas, número também alcançado apenas pelo Engenhão.
Para sediar partidas oficiais do Campeonato Carioca, o Estádio Cláudio Moacyr cumpre todas as exigências legais feitas pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, com laudo de Prevenção e Combate à Incêndio (LPCI) e os outros documentos necessários para a realização dos jogos emitidos por órgãos de vistoria como o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil.