Uma operação de limpeza foi realizada nesta terça-feira (11) para limpar um terreno, localizado à margem do Canal Virgem Santa e a aproximadamente 900 metros da ponte do bairro Malvinas. Centenas de quilos de lixo foram retiradas do local. Sofás, colchões, aparelhos de TV e móveis estavam acumulados no terreno, junto com muito lixo. A ação foi uma parceria entre a Secretaria de Ambiente e Secretaria Municipal de Serviço Público, com apoio da Coordenaria de Defesa Civil.
O terreno é o quintal da casa do morador Edgar Rodrigues dos Santos. Ele trabalha com reciclagem e sempre teve o costume de deixar o material no quintal. No entanto, a comunidade começou a jogar todos os tipos de detritos no lugar, que acabou virando um lixão.
De acordo com o secretário de Ambiente, Maxwell Vaz, a limpeza do local foi fundamental para garantir a segurança da população nesta época de chuvas. “Se esse lixo desprendesse, causaria uma tragédia, pois ele iria obstruir as manilhas, que controlam a altura da água do Canal, de acordo com a maré, provocando uma possível inundação nos bairros Botafogo e Malvinas”, comentou.
Para dar conta da retirada do material foi preciso entrar com uma máquina no terreno e apoio de dois caminhões: enquanto um ia sendo abastecido, outro era descarregado. Quatro profissionais da Secretaria do Ambiente auxiliaram na poda de árvores, para a máquina conseguir entrar no terreno.