Prefeitura tem projeto para resgatar a cidadania dos flanelinhas

27/02/2013 13:04:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Promover a dignidade e a cidadania da parcela da população em situação de risco, como os flanelinhas. Este é o objetivo da Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Macaé. Na primeira semana de março, equipes farão comunicado a essas pessoas, que vivem de forma irregular e informal, para oferecer esclarecimentos e orientações, a fim de que regularizem seus documentos pessoais.

As diretrizes são para que a população em situação de rua seja apta a se candidatar a empregos formais e serviços com garantias de direitos trabalhistas, comprove escolaridade, participe de programas e serviços de amparo ao trabalhador e seja alvo de serviços especializados. Existe todo um projeto para os flanelinhas, fruto da necessidade que a prefeitura tem para responder aos questionamentos de atuação desta categoria.



Segundo o projeto, há dois olhares para trabalhar o flanelinha: o dever que o gestor público tem de cuidar do espaço público e a averiguação de quem está intervindo nesse espaço. Ou seja, se eles estão em situação de risco, de abandono; contrária à situação de emprego e renda. E se são lavadores ou guardadores de carro.



A prefeitura quer resgatar a dignidade dessas pessoas, chamá-las para a construção de identidade, aumentar sua autoestima, refazer os vínculos familiares e ordenar sua atividade profissional.


Será feita abordagem onde elas serão chamadas para a regularização de sua situação pessoal. Isso passa por regularização de documentos e vai até o encaminhamento aos planos de amparo ao trabalhador.



Essa abordagem será feita por equipe multidisciplinar, formada por assistentes sociais, psicólogas, agentes de cidadania, que contarão com o apoio de toda uma rede, seja de saúde, educação ou Guarda Municipal.



A Prefeitura vai iniciar primeiramente o processo de sensibilização, abordando os indivíduos para que se tornem um trabalhador formal.