Prefeitura trabalha para fortalecer assistência social

18/11/2022 18:36:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Ana Chaffin

Objetivo é colaborar com a organização das ações realizadas no município

Com a proposta de fortalecer as ações sociais desenvolvidas pelas entidades beneficentes de Macaé, o Prefeito Welberth Rezende se reuniu, nesta sexta-feira (18), com representantes de diversos grupos. O intuito é contribuir com os trabalhos voltados para a assistência social, que complementam as políticas públicas promovidas pelo município. A primeira-dama e coordenadora do Programa Municipal de Saúde e Bem-Estar Social (Pró-Bem), Quelen Rezende, participou do encontro e será responsável pelo elo entre o governo e as instituições.


"Os trabalhos que as instituições realizam complementam as ações de políticas públicas desenvolvidas pelo governo, como a reabertura do restaurante popular - que atende cerca de mil pessoas por dia com refeições gratuitas - e os espaços de acolhimento do município, como o Centro Pop e a Pousada de Cidadania. Portanto, nossa proposta é promover a integração entre os grupos para organizar os trabalhos que eles ministram e, dessa forma, atender de forma direcionada famílias em vulnerabilidade e pessoas em situação de rua. É bom destacar que o município investe no desenvolvimento econômico da cidade e, com isso, promove geração de emprego e renda. Mas quem tem fome, tem pressa, por isso eu parabenizo todos os órgãos independentes que contribuem de forma ativa e colaborativa em nossa sociedade", pontuou o prefeito Welberth.

Presente na reunião, padre Gleison Lima, da Paróquia Santo Antônio, destacou que o encontro foi o primeiro passo para organizar a caridade no município. "Muitas iniciativas são feitas de forma isolada e isso acaba prejudicando a eficácia das ações. Um exemplo disso é a quantidade de refeições servidas em um determinado dia da semana por meio de diversas instituições. Já em outros dias, não tem nenhum órgão disponível para doação. Somando forças, vamos poder nos organizar para ajudar quem de fato precisa", pontuou o padre.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Fabrício Afonso, cadastrar, identificar e organizar as ações sociais desenvolvidas no município por meio de entidades vai colaborar para elaboração de novas políticas públicas que serão promovidas pelo município.

Também participaram da reunião representantes da União Espírita Macaense; do Escritório de Gestão, Indicadores e Metas (Egim) e da secretaria adjunta de Ciência e Tecnologia.


Fotos Relacionadas