A transparência e a economia nas contas públicas foram fatores apontados pelo secretário de Governo, André Braga, como atrativos para a implantação do projeto do pregão presencial nas licitações da prefeitura, previsto para 2007. O pregão presencial estimula uma maior competição entre as empresas e empreiteiras interessadas em prestar ou vender determinado produto ou serviço. Assim, o pregão permite uma redução de preço nas propostas apresentadas.
- O pregão é um sistema moderno e eficiente no processo licitatório principalmente na aquisição de material de consumo. O objetivo é trazer economia aos cofres do município, já que o sistema possibilita ao pregoeiro menos custo na aquisição dos materiais necessários. O conjunto de modernidade, eficiência e transparência na administração pública enumeram as vantagens do pregão – afirmou o secretário de Governo.
Braga explicou que os detalhes do projeto estão sendo discutidos. “Estamos avaliando os aspectos das demandas específicas de cada secretaria e setor da administração municipal para que coloquemos em prática um instrumento importante, não só no aspecto da economia, mas também na eficiência na reposição de materiais e equipamentos”, destacou.
No sistema de pregão presencial, a chamada para a licitação é publicada em jornais e internet. A prefeitura especifica o serviço ou produto que precisa, informa a data e o local do pregão e onde os interessados podem adquirir o edital. Quanto mais empresas participarem, maior é a oferta de preço.