Prefeitura vai iniciar obra da Escola do Trabalhador

04/03/2005 15:39:02 - Jornalista:

A Prefeitura vai iniciar ainda este ano as obras da Escola do Trabalhador, no Lagomar, que terá ensino fundamental e cursos profissionalizantes. Em reunião nesta quinta-feira (dia 3), equipes da secretaria de Trabalho e Renda (SEMTRE) e representantes dos sistemas Sesi e Senai apresentaram um novo estudo do projeto, que será implantado em breve. De acordo com o secretário de Trabalho e Renda, Claudio Bogado, a desapropriação do imóvel, feita na gestão passada, atendeu aos anseios dos moradores do bairro, que serão os mais beneficiados com a implantação da Escola do Trabalhador.

Seguindo a política de inclusão social do prefeito Riverton Mussi, o objetivo é treinar trabalhadores tanto no setor de petróleo, quanto em outras áreas. A escola vai oferecer educação básica - ensino fundamental e formação pessoal (construção da cidadania) – e cursos profissionalizantes nas áreas de petróleo, serviços, construção civil e hotelaria. A escola também vai atender à demanda do Pólo Industrial, cuja localização ainda está em estudos. “A proposta da escola é qualificar a mão-de-obra local,dando prioridade aos moradores de Macaé. A população do Lagomar está ciente do projeto e de todos os benefícios que a escola trará”, comentou o secretário.

No momento a SEMTRE está analisando as demandas e assim poder estruturar um projeto que atenda a economia local. “O maior ganho da Escola é poder focar no projeto todos os setores da economia de Macaé”, comemora Bogado. Durante a reunião foi entregue, pelos representantes do sistema Firjan, um contrato de convênio que está em análise jurídica. Participaram do encontro o gerente de Educação Profissional do Sistema FIRJAN, Luis Roberto Arruda, as coordenadoras do Projeto do sistema SESI, Maurinéia e Alice e o consultor do SESI/Macaé, Alexandre Carneiro.