Foto: Kaná Manhães
Obra só vai ser iniciada depois que a ressaca do mar acabar. Calçadão teve cerca de 50 metros destruídos pelas ondas
A prefeitura de Macaé, por meio das secretarias de Obras (Semob) e Manutenção, Vias, Parques, Jardins e Cemitérios (Seman), está fazendo avaliação estrutural da destruição na Praia dos Cavaleiros, o ponto mais atingido pela maré alta que tem provocado estragos na orla de vários municípios do país. O secretário da Seman, Chico Machado, disse que assim que o tempo melhorar a orla dos Cavaleiros será toda reconstruída.
Os trabalhos da Seman incluem a recuperação do calçadão e do deck e pintura em todo o trecho destruído pela força da maré, devido à ressaca do mar. Já os serviços estruturais estão sendo levantados pela Semob a fim de evitar novos problemas por conta de ressacas futuras.
Chico Machado adiantou que o que será feito depende desse estudo técnico que a prefeitura está fazendo na orla para saber a real condição do local, que teve mais de 50 metros destruídos pela força da maré, com ondas gigantescas que podiam ser vistas de longe e tomaram boa parte da faixa de areia.
- A ressaca do mar deixa os moradores preocupados e as autoridades em alerta. Mas não podemos começar agora o trabalho de recuperação da orla porque o tempo ainda não está totalmente firme, destacou Chico Machado.
A Defesa Civil Municipal, cuja sede fica nos Cavaleiros, está monitorando a orla 24 horas para evitar danos aos moradores. A primeira medida do órgão foi interditar o local no início deste mês, assim que a orla começou a ser destruída. Uma equipe da Seman vistoriou toda a orla junto com a Defesa Civil a fim de levantar o que precisa ser feito de imediato quando o mar voltar ao seu estado normal.
Além da praia dos Cavaleiros, toda a orla marítima do município está sendo vistoriada pela Defesa Civil para garantir a segurança dos moradores dessas áreas, banhistas e turistas.