logo

Prefeitura vai transformar ETE do Parque Aeroporto em área de lazer

08/01/2013 17:33:00 - Jornalista: Celine Moraes

Foto: Flavio Sardou

Prefeito realizou visita técnica a ETE desativiada que se tornará área de lazer

O Parque Aeroporto está prestes a receber uma nova área de lazer. O espaço será construído onde, atualmente, funciona a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro, desativada há alguns anos, que será demolida e transformada em uma grande praça pública.

Dando continuidade aos trabalhos considerados prioritários para o município, o prefeito Dr. Aluízio realizou uma visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Parque Aeroporto na manhã desta terça-feira (08). O prefeito esteve acompanhado do presidente da Empresa Pública Municipal de Saneamento (ESANE), Marcos Muffareg, e de técnicos da empresa Foz de Macaé, concessionária responsável pelo esgotamento sanitário na cidade.

O objetivo foi fazer um diagnóstico real da situação do espaço, além da realização da drenagem da água acumulada nos tanques da estação de tratamento, visando combater a infestação de mosquitos no bairro. Após estes procedimentos, a ideia é demolir a atual estrutura e urbanizar o local, transformando-o em uma área de uso comum para a população, já que a ETE encontra-se desativada há mais de uma década.

“Como primeira medida, estamos drenando a água para combater a proliferação de mosquitos, evitando a criação de possíveis focos de dengue e a procriação de demais vetores. Como está abandonado há um certo tempo, vamos urbanizar o espaço para evitar a ocupação irregular e transformá-la em uma área de lazer para os moradores do bairro”, explicou Dr. Aluízio.

Para Josimar de Abreu, morador há 25 anos da Rua 85 do Parque Aeroporto, a drenagem nos tanques da estação e a construção de uma área de lazer no local vão melhorar em muito a qualidade de vida de quem vive no bairro.

“A estação de tratamento está parada há mais de 10 anos e com o tempo se transformou em um local de abrigo para animais e moradores de rua, além de ter virado alvo frequente de vândalos e usuários de drogas. Sem contar nos riscos que as crianças do bairro correm ao utilizar a ETE como espaço para brincar e a grande quantidade de mosquitos provenientes do local. A melhor solução é mesmo dar uma outra finalidade ao espaço”, declarou o morador.

Ao longo do mês, as demais estações de tratamento de esgoto do município também receberão a visita do prefeito, técnicos da ESANE e da concessionária Foz de Macaé para uma avaliação sobre a situação de funcionamento das mesmas.


Fotos Relacionadas