logo

Prefeitura vistoria nascentes que abastecem o Rio Macaé

24/11/2011 16:05:48 - Jornalista: Vivian Dias

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente vistoriou nesta semana as nascentes do rio Buracada, na comunidade do Frade. A ação faz parte da primeira etapa do projeto de preservação e recuperação das nascentes ligadas aos subafluentes do Rio Macaé, principal abastecedor da cidade. A previsão é que os trabalhos de recuperação comecem já em dezembro.

Neste primeiro momento, será feito o monitoramento das áreas de encostas que estão assoreando o rio. A coordenadora de recursos hídricos, Alessandra Bitencourt, explica que o fenômeno é um processo de erosão natural, mas que, com o tempo, pode levar ao desaparecimento dos afluentes, impactando no volume do Rio Macaé.

— Há muitas áreas degradadas e com nascentes bastante expostas. Este assoreamento não foi provocado pela ação humana, mas podemos reverter este processo através da recuperação das encostas e preservação destas nascentes — esclarece a coordenadora.

O assoreamento é um dos principais problemas que afetam os rios, principalmente os que passam por grandes cidades. O processo ocorre por acúmulo de detritos no fundo dos rios, que passam a suportar cada vez menos água, provocando enchentes em épocas de grandes quantidades de chuvas. O fenômeno também ocorre de forma natural com o passar do tempo, devido ao acúmulo de terra e areia no fundo dos rios. Neste caso, é importante a ação dos governos através de projetos de desassoreamento, com a retirada desses detritos.