logo

Prefeituras se unem pelo Parque de Jurubatiba

09/11/2010 15:15:54 - Jornalista: Ana Paula Medeiros - estagiária

Foto: Romulo Campos

Parque tem 14 hectares e corta Macaé, Quissamã e Carapebus

Com o objetivo de compensar a emissão de gás carbônico lançado na atmosfera, o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba receberá nesta quinta-feira (11), às 9h, o plantio de 700 mudas de árvores nativas. As mudas são nativas da restinga e atratoras de animais, e foram fornecidas pela Secretaria de Meio Ambiente de Macaé. O plantio será feito em uma área dentro do Parque, que foi degradada por um incêndio em 2007, resgatando assim, sua vegetação e o habitat de muitos espécies de animais que vivem no local.

O evento é uma parceria entre a Polícia Federal de Macaé, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio/Jurubatiba) e prefeituras de Macaé, Carapebus e Quissamã – o Parque de Jurubatiba corta os três municípios. Durante o plantio, estarão presentes autoridades municipais, os secretários de Meio Ambiente dos três municípios e ainda terá a participação de cerca de 90 crianças de escolas municipais da região. O encontro será na secretaria municipal de Meio Ambiente de Carapebus, situado na rua Salim Selem Bichara, 200, Centro.

O chefe substituto do Parque de Jurubatiba, Marcos Cesar dos Santos, conta que o plantio é feito todo ano em um dos três municípios. Para 2011, a cidade de Quissamã deverá receber as mudas nativas. No ano passado, o plantio foi feito em Macaé.

- Considerando a importância de se neutralizar as emissões de gases de efeito estufa, iremos realizar todo dia 11 de novembro o plantio de 700 mudas nativas, assim como foi feito no ano passado em Macaé. Faremos também a recuperação de áreas degradadas por incêndio florestal, explica Marcos Cesar.

O Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, com mais de 14 mil hectares, sendo 44 quilômetros de extensão costeira, está inserido nos municípios de Macaé, Carapebus e Quissamã. Foi criado no dia 29 de abril de 1998 como área de proteção ambiental preservando amostras dos ecossistemas ali existentes e possibilitando o desenvolvimento de pesquisa científica e de programas de educação ambiental.