
Foto: Arquivo Secom | Ana Chaffin
A concentração do evento será no Mercado Municipal de Peixes, às 8h
Após reunião com cerca de 10 representantes de terreiros de Macaé, ações estão sendo traçadas para 2026. Em Macaé, a homenagem será a realização do “Presente de Iemanjá”, vai acontecer no domingo (1º de fevereiro), às 8h, com concentração no Mercado Municipal de Peixes, espaço simbólico da cidade e tradicional ponto de encontro dos fiéis e participantes.Já às 9h, terá início o cortejo cultural e religioso, que seguirá pela Rodovia Amaral Peixoto, contornando a Praça Veríssimo de Melo com retorno ao Mercado de Peixes. O Dia Municipal de Iemanjá é sancionado por meio da Lei municipal 3.975/2023.
Na área do Mercado Municipal, os participantes da programação sairão em cortejo marítimo para homenagens e de entrega dos presentes à Iemanjá, valorizando a ancestralidade O evento tem o apoio da Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, que segue a Lei 4.942/2022/,que cria o Estatuto Municipal de Promoção de Igualdade Racial e no artigo 3º tem como um dos destaques as comemorações de cultura negra no calendário oficial com a sinalização do dia 2 de fevereiro- O Presente de Iemanjá. O Estatuto tem o objetivo principal de tratar da superaração do preconceito, a discriminação e as desigualdades raciais, além de garantir a igualdade de oportunidades para a população negra.
Vale lembrar, que Macaé também segue Estatuto da Igualdade Racial (Lei nº 12.288/2010), que atua na proteção e valorização de manifestações culturais como o Dia de Iemanjá (2 de fevereiro) combatendo o racismo religioso e garantindo o direito à livre expressão de matriz africana. De acordo com a secretária municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Ingrid Pereira da Silva Aprígio Fernandes, o encontro com os representantes dos terreiros foi positivo.
“Foi definido o evento “Presente de Iemanjá” que tem uma representatividade significativa nos âmbitos histórico, cultural e institucional no município. A Prefeitura de Macaé atua em consonância com as diretrizes da Política Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiro (Decretro 12.278-2024). A intenção é assegurar o reconhecimento institucional, a valorização cultural e a garantia de direitos”, ressalta Ingrid.
“Continuaremos nos encontrando com representantes de terreiros para traçar novas ações”, comenta Ingrid Aprígio.