logo

Prevenção a doenças sexualmente transmissíveis é intensificada em Macaé

11/06/2013 17:15:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Os serviços especializados em doenças sexualmente transmissíveis e Aids, da secretaria de Saúde de Macaé, são oferecidos gratuitamente e contam com equipe multiprofissional. O trabalho da coordenação do programa DST/Aids oferece atendimento de prevenção, aconselhamento e testes.

Segundo dados do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), no primeiro quadrimestre deste ano foram realizados 704 testes para HIV. Destes, 38 foram positivos para HIV. Em relação ao atendimento especializados foram registrados este ano 34 novos casos de Aids. Trinta são residentes em Macaé.

A coordenação do programa lembra que as ações educativas, enfatizando a prevenção, são realizadas durante todo ano, com ênfase em algumas datas especiais. Este ano, de janeiro a abril foram distribuídos 300 mil preservativos. “É importante que a população se sensibilize e entenda que o uso do preservativo é a única forma de evitar a doença”, frisou a equipe da coordenação.

Além da testagem para HIV, o CTA também oferece teste para hepatite B e C e sífilis. Já foram realizados neste quadrimestre 589 testes para hepatite B, com três positivos; 595 testes para hepatite C, com quatro casos positivos; e 785 testes para sífilis, sendo 18 positivos.

A coordenação acrescenta que o atendimento é inteiramente sigiloso e o usuário faz o aconselhamento com um profissional de psicologia ou serviço social. O aconselhamento é uma ação de prevenção, que tem como objetivos oferecer apoio emocional ao usuário, esclarecer suas informações e dúvidas sobre as DST e HIV/Aids.

Para atender a população que mora nos distritos a equipe do CTA, em parceria com as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), faz um trabalho itinerante de aconselhamento e testagem. Em 2013, eles já foram nos distritos de Sana, Areia Branca, Bicuda e Frade.

O programa conta com médicos infectologistas, pediatra, psicólogos, ginecologista, dermatologista especializado em doenças sexualmente transmissíveis, psiquiatra, assistentes sociais, biólogo, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Os preservativos podem ser retirados nas unidades de Estratégia de Saúde da Família, Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, Nuamc da Aroeira, Farmácia Popular, Centro de Especialidades Dr. Moacyr Santos, Pronto Socorro do bairro Aeroporto, Unidade de Pronto Atendimento da Barra e Hospital da Serra.

O CTA funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, e fica localizado na Rua Velho Campos, 354, Centro. Os testes ficam prontos entre 15 e 30 minutos.